08/08/2023 às 15h38min - Atualizada em 08/08/2023 às 15h38min

[VÍDEO] Feridos em queda de helicóptero da Marinha recebem alta; dois morreraam

Metrópoles
Reprodução
O Hospital Estadual de Formosa informou que seis feridos no acidente de helicóptero da Marinha nesta terça-feira (8) receberam alta médica e foram liberados. Um paciente foi removido para outra unidade hospitalar.

Segundo nota da Marinha, outros três militares permanecem sob cuidados médicos da Unidade Médica Expedicionária da Marinha e dois no Hospital das Forças Armadas. Ao todo, havia 14 pessoas no helicóptero.

Do total de feridos, 10 apresentam lesões sem gravidade e dois passarão por cirurgia ortopédica.

A queda da aeronave aconteceu durante um treinamento militar no município de Formosa (GO), a cerca de 80 quilômetros de Brasília, matando dois militares: o Sargento Luís Fernando Tavares Augusto, que servia no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e o Sargento Renan Guedes Moura, lotado na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador.

Ainda conforme o que foi divulgado pela Marinha, a aeronave era do modelo UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Ela estava sendo utilizada para um exercício de desembarque rápido de tropas em “ambiente adverso” chamado Fast Rope. A Força Armada ressaltou que nem mísseis, nem armamentos pesados estavam envolvidos na atividade.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, manifestou seu “profundo sentimento de tristeza e pesar” em comunicado. Ele disse que já foram iniciados os procedimentos “para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido” por parte da Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico.

Desde 1988, acontece no município de Formosa a “Operação Formosa”, grande treinamento militar da Marinha do Brasil. Em 2022, o treinamento aconteceu de 2 a 10 de agosto com 3.500 militares das três Forças.

Foram realizadas práticas de uso conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia e operações aéreas e operações especiais. Auxiliados por carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios, aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas, obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.

Ainda houve salto de paraquedistas e a montagem de uma unidade de trauma com telemedicina, um posto de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica e um laboratório de detecção de agentes químicos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90