03/07/2023 às 07h13min - Atualizada em 03/07/2023 às 07h13min

ESCROTO: Professor é demitido após exigir que alunas ficassem de sutiã em sala para 'demonstração médica'

Extra.Globo
Centro de Ciências da Saúde do campus Takoma/Silver Spring do Montgomery College Divulgação
O Escritório de Direitos Civil do Departamento de Educação dos EUA concluiu na semana passada uma investigação que levou à demissão de um professor do Montgomery College, universidade pública em Maryland. De acordo com o documento, o docente assediou várias alunas, exigindo que tirassem as camisas e ficassem de sutiã em sala de aula.

O professor, que lecionava no Centro de Ciências da Saúde do campus Takoma/Silver Spring, comentou sobre os corpos das alunas no que foi chamado por ele de "demonstração médica".

As alunos prontamente denunciaram o assédio, inclusive um assédio direcionado que ocorreu fora da sala de aula. A escola imediatamente colocou o professor em licença remunerada enquanto se aguardava a investigação, que durou três meses.

O relatório final aponta que o professor, cuja identidade não foi revelada, "exigiu" que pelo menos 11 alunas "tirem suas camisas e usem apenas sutiãs esportivos".

"Depois de tirarem as camisas, elas vestiram os jalecos, mas o professor exigiu que tirassem os jalecos. O professor também comentou sobre os mamilos e o posicionamento das mamas das alunas e pediu que as alunas separassem as mamas para que pudesse fazer a avaliação", afirma o documento, de acordo com reportagem da emissora WGN.

Os investigadores não especificaram que tipo de "demonstração médica" o professor alegou estar ilustrando para a classe, mas disse que ela, certamente, "não exigia a remoção da roupa ou o comentário corporal".

A direção do Montgomery College tomou medidas para informar os alunos e oferecer serviços de apoio aos afetados.

“Os fatos vergonhosos subjacentes a esta investigação – de um professor universitário sujeitando toda a sua turma a assédio sexual como condição para instrução – são irritantes e categoricamente inaceitáveis", disse a secretária assistente de direitos civis Catherine E. Lhamon. "Sou profundamente grata ao Montgomery College por responder rapidamente com uma investigação completa e ação para lidar com os efeitos do ambiente hostil criado pelo professor nos alunos de sua classe, e agradeço o compromisso adicional que o Montgomery College fez para cumprir sua obrigação a fim de garantir que os efeitos discriminatórios terminem para todos os seus alunos", completou ela.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90