22/06/2023 às 06h43min - Atualizada em 22/06/2023 às 06h43min

ERRO FATAL: Bebê de dois meses morre após ter leite injetado na veia em maternidade: VEJA NO VÍDEO

Uma família denuncia que Samuel Ricardo Souza Bastos, um bebê de 2 meses, recebeu leite no acesso central, ao invés de medicação, enquanto estava internado na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, em Salvador. Após o erro médico, na segunda-feira, 19, o menino morreu. As informações são do jornal Bahia Meio Dia, da Rede Globo. Via Terra

Segundo relatos da mãe do bebê, Naiane Rocha, o menino estava internado há um mês na unidade por ter nascido com cardiopatia. Há 15 dias ele fez uma cirurgia em outro hospital e retornou à maternidade de Salvador. Durante todo esse período, a mãe diz que o menino estava sendo bem cuidado pelos profissionais.

Até que, no domingo, 18, Naiane recebeu uma ligação de uma conhecida que estava no hospital, avisando que Samuel estava passando mal. "Cheguei no hospital e a médica mentiu para mim, disse que tinha acontecido pelo problema de saúde dele. Eu sabia que não era, porque sabia da melhora, sabia que não era o coração dele e eu fiquei desesperada", relatou ao jornal.

Ainda no domingo, outra médica da maternidade disse à Naiane que uma técnica de enfermagem se confundiu e aplicou leite no acesso central da criança ao invés de inserir a alimentação por meio da sonda. No dia seguinte, segunda, 19, a família foi informada da morte de Samuel.

"Meu bebê era muito amado. Eu não posso julgar elas [profissionais da maternidade], porque foram técnicas maravilhosas. Essa que fez isso com ele não era acostumada a ficar com ele, mas tinham outras que ficavam e eu tenho um amor muito grande", desabafa a mãe.

Ao telejornal, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) afirmou que foi instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias técnicas que causaram a morte de Samuel. A profissional envolvida no caso foi afastada.


O que diz a maternidade

A diretoria da maternidade também divulgou uma nota em que disse lamentar profundamente o "erro técnico" que levou a morte de Samuel Barros.

"A maternidade era uma referência de atendimento para mãe e bebê, desde a gestação, onde sempre receberam todos os cuidados com muito zelo e responsabilidade", afirmaram.

A unidade de saúde ainda informou que todos os fluxos e protocolos da unidade estão sendo revistos e repassados junto às equipes, que também passará por treinamentos e capacitações, para seguir com a conduta de prestação de serviço de excelência. A diretoria informou ainda estar à inteira disposição dos familiares para acolhimento e devidos esclarecimentos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90