01/06/2023 às 08h23min - Atualizada em 01/06/2023 às 08h23min

Médico acusado de usar próprio esperma para engravidar pacientes morre em acidente de avião

Extra.Globo
O médico especialista em fertilidade que foi acusado de usar o seu próprio sêmen para engravidar pacientes morreu no último domingo (28/5) em um acidente aéreo.
O médico de fertilidade, acusado de usar o próprio esperma para engravidar paciente, morreu em queda de avião — Foto: Reprodução/ Daily Mail

O médico de fertilidade, acusado de usar o próprio esperma para engravidar paciente, morreu em queda de avião — Foto: Reprodução/ Daily Mail


Morris Wortman, de 72 anos, era passageiro de uma aeronave experimental em pasto no condado de Orleans (estado de Nova York, EUA). O piloto do avião, Earl Luce Jr., de Brockport, também morreu no acidente, de acordo com o xerife do condado.

O avião, identificado como um Wittman W-5 Buttercup, "se desfez" no ar, disseram investigadores.

Um relatório preliminar afirma que "as asas da aeronave se soltaram da fuselagem e caíram num pomar".

Em 2021, Wortman foi processado pela filha de uma de suas pacientes que engravidou na década de 1980. O processo alega que o médico havia usado secretamente seu próprio sêmen enquanto dizia à paciente, Jo Ann Levy, que o esperma havia sido obtido de um estudante de medicina local. Jo Ann foi paciente de Wortman em 1985, depois que seu marido Gary ficou paraplégico por causa de um motorista bêbado.

A filha de Jo Ann, Morgan Hellquist, também foi paciente de Wortman, com quem ela fez vários exames e até implante de um DIU. Em 2016, Morgan fez um teste de DNA ancestral, onde foi revelado que ela tinha vários meio-irmãos também na plataforma, incluindo David Berry, de 37 anos. A dupla encontrou mais meio-irmãos aparecendo no site.

David e Morgan finalmente determinaram que as suas mães haviam concebido depois de visitar Wortman para inseminação artificial e conseguiram rastrear uma das filhas do médico para pedir que ela fizesse um teste.

O teste mostrou que o DNA de David e Morgan combinava com o de Wortman. A americana disse ter "chorado muito" quando descobriu a verdade sobre a identidade de seu pai biológico.

Morgan entrou com uma ação contra Wortman, alegando que ele cometeu negligência médica por tratá-la como paciente quando provavelmente sabia que era seu pai biológico.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90