03/04/2023 às 06h23min - Atualizada em 03/04/2023 às 06h23min

Vídeo mostra explosão em cafeteria que matou blogueiro militar pró-Rússia: IMAGEM FORTE

G1
O blogueiro pró-Rússia Vladlen Tatarsky, durante treinamento voluntário com as tropas russas. — Foto: Reprodução/ Redes sociais
O blogueiro russo Vladlen Tatarsky, um dos militantes pró-Rússia mais famosos, morreu neste domingo (2) em uma explosão em um café de São Petersburgo, afirmou a agência de notícias russa RIA, sendo confirmado posteriormente pela polícia local.

O blog de Vladlen Tatarsky é especializado nas Forças Armadas russas e defende a invasão de seu país à Ucrânia. Seu canal no telegram tem mais de 560.000 seguidores.

Fontes ouvidas pela RIA afirmaram que a explosão foi causada por uma bomba entregue a Tatarsky por uma suposta agente de espionagem que foi até o local e lhe entregou uma estatueta durante uma homenagem. Dentro do objeto, de acordo com os relatos, estava o artefato explosivo.

Autoridades russas, ouvidas pela imprensa local, disseram que além do blogueiro morto, outras 25 pessoas ficaram feridas.

Segundo o site Clash Report, um dos primeiros a noticiar a explosão, o café pertencia de Yevgeny Prigozhin, um dos fundadores e atual líder do grupo Wagner, grupo militar privado que luta na Ucrânia ao lado das tropas russas. De acordo com eles, Prigozhin era um dos convidados esperado na homenagem ao blogueiro, mas não compareceu à cerimônia.

Tatarsky, cujo nome verdadeiro era Maxim Fomin, estava entre as centenas de participantes de uma luxuosa cerimônia no Kremlin em setembro do ano passado com o presidente russo, Vladimir Putin, para proclamar a anexação pela Rússia de quatro regiões parcialmente ocupadas da Ucrânia.

Caso a morte seja confirmada como um assassinato, será o segundo do tipo entre apoiadores da invasão da Rússia dentro de solo russo desde o início da guerra. O primeiro foi o de Darya Dugina, filha do ultranacionalista apontado como o "guru" de Putin. Ela foi morta em agosto em uma explosão no carro de seu pai, que Darya conduzia.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia acusou os serviços secretos da Ucrânia pela morte de Dugina. A Ucrânia nega envolvimento.

O governo ucraniano também não havia se posicionado sobre a explosão em São Petersburgo até a última atualização desta notícia.

São Petersburgo é a segunda cidade mais importante da Rússia e também a cidade grande mais próxima do Ocidente - fica a cerca de 200 quilômetros da fronteira com a Finlândia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90