18/03/2023 às 20h34min - Atualizada em 18/03/2023 às 20h34min

Separação de peça durante voo pode ter causado queda de helicóptero em SP, afirma especialista

O especialista em segurança aérea Lito Sousa explica que a queda do helicóptero na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na sexta-feira (17), pode ter sido causada pela separação de uma parte da aeronave durante o voo.

O helicóptero havia partido do Guarujá, litoral sul paulista em direção à capital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e os três passageiros, todos do sexo masculino, morreram no local.

Lito Sousa explica que partes do helicóptero que estão afastadas do local principal do impacto e a velocidade com que a aeronave atingiu o chão “podem indicar que ocorreu uma separação estrutural em voo, uma perda de controle por falta de alguma superfície que permite que o helicóptero seja controlado”.

A aeronave modelo Robinson R44 II tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e realizava táxi-aéreo.

“Este modelo específico é um helicóptero muito utilizado no brasil, o mais barato do mercado, muito vendido, é uma máquina boa, porém tem determinadas particularidades no modo de operação”, afirma Sousa.

Em investigação de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o especialista aponta que, nos últimos 10 anos, ocorreram 98 acidentes com o modelo da aeronave em questão – indiferentemente de falha humana ou técnica. “Dá quase 10 acidentes por ano, isso é uma taxa muito elevada.”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90