19/02/2023 às 11h14min - Atualizada em 19/02/2023 às 11h14min

Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande funcionam durante o período de Carnaval

Os Hemocentros Coordenador de João Pessoa e Regional de Campina Grande estão funcionando durante o período de Carnaval para atendimento ao doador de sangue e cadastro de medula óssea. As atividades estarão mantidas com horários diferenciados a partir da próxima segunda-feira. Neste sábado (18) o funcionamento será normal, com início do trabalho às 7h e encerramento previsto para as 12h.

Na segunda-feira de Carnaval (20), o atendimento ao doador será das 7h às 12h, enquanto  na terça-feira (21), das 7h as 11h. Já na Quarta-Feira de Cinzas (22), as doações de sangue poderão ser realizadas a partir das 12h até as 17h30.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, reforça a importância da doação de sangue nessa época do ano. “Precisamos contar com a ajuda das pessoas para termos sangue para abastecer os hospitais, pois sangue não é comprado e a única forma de obtermos é através da doação voluntária de alguém que está saudável e disponível a praticar esse gesto de amor e solidariedade”, pontua. 

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas que frequentemente necessitam de transfusão.

Para doar sangue é preciso apresentar um documento original e oficial com foto, podendo ser a carteira de identidade (RG), carteira profissional ou carteira de motorista. 

É fundamental estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos, sendo que jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados do responsável legal (pai ou mãe) e a primeira doação deve ser realizada até os 60 anos de idade.

Também é necessário pesar pelo menos 50 kg; ter dormido bem na noite antes da doação; e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica de doadores de sangue.

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, homens podem doar até 4 vezes no ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, enquanto as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de pelo menos 90 dias. 

SAIBA MAIS:

O setor de distribuição de hemocomponentes para hospitais e unidades de saúde vai permanecer funcionando sem interrupções durante 24 horas.

Confira o horário de atendimento em João Pessoa e em Campina Grande

* SÁBADO (18): DAS 7h ÀS 12h

* SEGUNDA (20): DAS 7h ÀS 12h

* TERÇA (21): DAS 7h ÀS 11h

* QUARTA (22): DAS 12h ÀS 17h30


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90