05/02/2023 às 12h34min - Atualizada em 05/02/2023 às 12h34min

Emlur recolhe média de 27 toneladas de lixo na orla de João Pessoa

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coleta diariamente uma média de 27 toneladas de resíduos na orla de João Pessoa, no trecho do Cabo Branco ao Bessa. Os materiais recolhidos na faixa de areia somam 10 toneladas. Já o montante de resíduos oriundos da varrição e da coleta dos contêineres com resíduos dos quiosques, bares e restaurantes somam mais 17 toneladas, aproximadamente.

Com aumento do fluxo de visitantes nas praias da Capital, a Emlur e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizam o programa Amigos da Praia, uma ação educativa que orienta os frequentadores da orla sobre o correto descarte de resíduos durante sua permanência na praia e a preservação da vegetação.

Neste sábado (4) e domingo (5), as equipes de educadores ambientais estarão no Largo da Gameleira, entre as praias de Tambaú e Manaíra. Os agentes do programa vão distribuir sacolinhas aos frequentadores das praias para que as pessoas acondicionem os resíduos produzidos e façam o descarte.

O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, explica que a orientação é passada aos banhistas, vendedores ambulantes, pessoas que alugam guarda-sol e comerciantes, além dos trabalhadores dos restaurantes, bares e quiosques.

“A Emlur passa essa mensagem de que todas as pessoas podem contribuir com a preservação da limpeza da cidade e da preservação do meio ambiente. Quem for à praia e consumir algo, leve uma sacolinha para colocar as embalagens e depois descarte nos equipamentos coletores instalados na faixa de areia ou na calçadinha”, orienta Igo Morais.

A Semam vai montar a Tenda Verde, onde os agentes vão orientar sobre os cuidados com a preservação da vegetação fixadora de dunas, que é área protegida pela legislação ambiental, além de abordar a questão do descarte de resíduos. Ainda haverá a distribuição de mudas de árvores nativas à população.

O programa Amigos da Praia recebe apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Turismo (Setur) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). As organizações não-governamentais (ONGs) Peixes da Caatinga, Guajiru – Ciência, Educação e Meio Ambiente e Inpact Pesquisa e Ação também apoiam a iniciativa.

Serviços – As ações de limpeza na orla são diárias e intensificadas nos meses de verão, em razão da maior quantidade de pessoas no período. Todos os dias, são executadas a catação na faixa de areia, varrição da calçadinha e da ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90