13/01/2023 às 06h39min - Atualizada em 13/01/2023 às 06h39min

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS: Militares da reserva, estudante, assessor de deputado e advogada estão entre os presos em Brasília; confira os nomes

Polêmica Paraíba
Foto: Reprodução
O dia 8 de janeiro de 2023 foi marcado pela invasão e depredação dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto. Ao todo, 146 paraibanos foram presos após os atos terroristas em Brasília, mas alguns já foram liberados. Dentre os presos identificados estão: Anderson Novais, o assessor do deputado estadual Cabo Gilberto, a advogada paraibana Edith Cristina, conhecida como Drª Cris, uma estudante de ciências sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa. Também foram presos dois militares da reserva. Trata-se da tenente Onilda Patrícia e do sargento Rogério Caroca. Um major também foi detido entre os bolsonaristas, mas ainda não foi identificado.

Outro paraibano identificado no ato golpista está José Paulo Fagundes Brandão, subtenente reformado do Exército Brasileiro, está na lista de bolsonaristas radicais presos pela Polícia Federal (PF) em Brasília no domingo, (8). De acordo com informações do G1, José Paulo foi reformado em 2019. A lista com os nomes das pessoas presas nos ataques foi divulgada pelo governo do Distrito Federal desde a terça-feira (10).

O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O prejuízo ao patrimônio público está calculado em ao menos R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados, que junto com o Senado Federal compõe o Congresso Nacional.

Após a os atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) determinou a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.

Até então a pasta era comandada por Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, que foi exonerado ainda no domingo. A Advocacia-geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Torres.

OS NOMES DOS PRESOS SÃO

Luciano Melo de Sousa

Claudiane Pereira da Conceição

Anderson Novais de Paula

Verônica Avelino da Costa Marques

Daywdy da Silva Firmino

José Carlos da Silva Soares

Lucimar Franklin Soares de Siqueira

Rogério Caroca Barbosa

Giuseppe Albuquerque Santos

Edith Christina Medeiros Freire

Rilva Cristina Gonçalves Fernandes Aragão

James Miranda Lemos

José Paulo Fagundes Brandão

Maurício do Nascimento Batista

Marinaldo Adriano Lima da Silva

Joseilton Alves de Lima

Onilda Patrícia de Medeiros Silva

Mércia Cruz Mesquita

Fabíola do Nascimento
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90