10/01/2023 às 11h14min - Atualizada em 10/01/2023 às 11h14min

OPINIÂO - Quem ganha e quem perde com o fracasso do golpe bolsonarista

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula ganha. Não só por ser o presidente, alvo do golpe que deu em nada, mas porque aproveitou a ocasião para reafirmar sua autoridade. Poderia ter bancado o apaziguador, concedendo em troca de vantagens futuras, mas não. Decretou intervenção no Distrito Federal, exigiu o desmonte imediato dos acampamentos à porta de quartéis e queixou-se da inação dos militares. A defesa da democracia uniu a maioria dos brasileiros, e ele se beneficiou disso.  Via Metrópoles

Bolsonaro perde. O pior presidente da história foi o que mais enfraqueceu a democracia. Armou os brasileiros para que nunca mais “fossem escravos de ninguém”. Afrontou a Justiça, desqualificou o processo eleitoral e incentivou o golpe caso fosse derrotado. Fugiu do país a menos de 48 horas do fim do seu mandato com medo de ser preso. Isolou-se, e agora está sendo isolado por parte da direita não extremista. Corre o risco de ser declarado inelegível.

Alexandre de Moraes ganha. O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral comanda há 3 anos um inquérito sobre o financiamento de atos hostis à democracia. Havia sinais de que o inquérito pudesse ser concluído sem nenhuma grande revelação. A fracassada tentativa de golpe veio a calhar, legitimando as decisões tomadas por ele até aqui; a mais recente afastou do cargo por 90 dias o governador do Distrito Federal.

Ibaneis Rocha perde. Advogado, uma das maiores fortunas do Distrito Federal, ele filiou-se ao MDB para brincar de ganhar eleição. Há 4 anos, lançou-se candidato ao governo do Distrito Federal, elegendo-se no segundo turno. Para se reeleger, aliou-se a Bolsonaro e venceu no primeiro turno. Pisou feio na bola quando sua polícia ignorou em dezembro os ataques bolsonaristas a prédios públicos e, anteontem, a invasão das sedes dos Poderes da República.

A direita civilizada ganha. Por civilizada, entenda-se a que jamais admitiu ser chamada de direita, e que só perdeu a vergonha e se assumiu como tal quando apareceu Bolsonaro, tomou-lhe seus poucos votos e derrotou a esquerda em 2018. Se aprendeu alguma coisa, ela dará um chute na bunda de Bolsonaro e tentará construir uma alternativa a ele e a Lula para 2026. Fácil não será, tanto mais se Lula der de comer aos que têm fome, mas impossível não é.

Os militares perdem. Há 4 anos, realizaram o sonho de voltar ao poder pegando carona na candidatura de Bolsonaro. Em troca de cargos no governo, gordos holerites, Previdência Social para chamar de sua, Viagra a rodo e outras vantagens, venderam a alma ao execrável paraquedista que no passado envergonhou seus pares. Aprenderam a cantar: “Vence na vida quem diz sim”. Para completar sua desdita, mancharam a farda ao se tornarem gentis anfitriões de golpistas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90