22/11/2022 às 13h39min - Atualizada em 22/11/2022 às 13h39min

[VÍDEO] Bandeira de Pernambuco é apreendida no Catar por causa do arco-íris, confundido com símbolo LGBTQIA+

JC.NE10
FOTO: TWITTER/REPRODUÇÃO
Uma bandeira do estado de Pernambuco, que tem um arco-íris em sua composição, foi confundida com um símbolo LGBTQIA+ durante a Copa do Mundo do Catar. A informação é do jornalista recifense Victor Pereira, que estava com amigos segurando o objeto quando foi abordado por nativos e policiais.

O momento foi registrado em vídeo por terceiros. Na filmagem, o jornalista pernambucano é abordado por homens trajados com vestimentas típicas de árabes - chamadas de kandoora. Veja:
"A gente estava com a bandeira de Pernambuco. Estamos aqui com alguns voluntários. Eu fui atacado por alguns integrantes do Catar e policias porque eles vinheram acima das meninas achando que era uma bandeira LGBT. Fui filmar e eles pegaram o meu telefone e só me devolveram quando eu deletei o vídeo que fiz", disse Victor, em vídeo.

"Chegaram a pegar a bandeira de Pernambuco, jogaram no chão e pisaram. Quando algumas pessoas intervieram e amenizaram a situação", completou.
Victor Pereira está cobrindo a Copa do Mundo pela primeira vez por um "pool" de veículos do Nordeste que inclui jornais e rádios.

COPA NO CATAR: A questão dos direitos de LGBTQIA+ no Catar

A homossexualidade é proibida pelo Código Penal de 2004 do Catar, que criminaliza atos de “sodomia” e "relações sexuais" entre pessoas do mesmo sexo. Estas disposições acarretam uma pena máxima de sete anos de prisão.

Por esses e outros fatores, as principais seleções europeias (Inglaterra, Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca) tinham entrado em consenso para utilizar a braçadeira como uma forma de demonstrar apoio às pessoas LGBTQIAP+.

Contudo, os times voltaram atrás após ameaças da FIFA, que avisou às seleções que capitães que usassem a braçadeira seriam penalizados esportivamente, com cartão amarelo, além de uma multa financeira.

Entenda os símbolos da bandeira de Pernambuco

REPRODUÇÃO/INTERNET

REPRODUÇÃO/INTERNET

A bandeira de Pernambuco é cheia de simbolismos, pois foi idealizada durante e Revolução de 1817, quando o Estado conseguiu ser um país por quase 70 dias. Na concepção original, o arco-íris assinalava o início de uma nova era, de paz, amizade e união, que a confederação oferecia.

A cruz vermelha traz a força da fé e da religião. O fundo branco representa a paz e o azul é o céu do estado. O sol, por fim, representa a força e a justiça.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90