16/10/2022 às 08h27min - Atualizada em 16/10/2022 às 08h27min

CURADO DO CÂNCER: Lenda do basquete brasileiro esclarece polêmica e diz que médico recomendou parar quimioterapia

Foto: Clayton de Souza/ Estadão / Estadão
Diagnosticado com um câncer no cérebro há 11 anos, Oscar Schmidt veio a público esclarecer uma polêmica a respeito do tratamento para curar a doença. Em entrevista à Rede TV, a lenda do basquete brasileiro havia afirmado que não faria mais as sessões de quimioterapia. Via Lance

Quando descobriu a doença em 2011, Oscar chegou a passar por procedimentos cirúrgicos. Agora, revelou ter 'perdido o medo de morrer' e deseja focar atenção aos familiares.

"Parei (com o tratamento) esse ano, eu mesmo decidi parar. Porque o o meu médico me falou há 3 anos que estava pensando em parar com a quimioterapia. Eu falei ' 'você quer me matar Doutor?'. Aí continuamos mais dois anos e meio e parei no começo desse ano porque se ele falou há dois anos e meio que eu podia parar significa que eu estou curado. Morria de medo de morrer. Fechar o olho e não acordar mais, para mim era um terror. E graças ao tumor, perdi esse medo. Não quero ser melhor o palestrante ou o melhor jogador. Quero ser um marido e pai melhor", disse na entrevista.

Através de sua assessoria de imprensa, Oscar Schmidt esclareceu o mal entendido.

"Em razão de matérias/notas publicadas por veículos de comunicação e informações publicadas em redes sociais na data de ontem (sexta-feira, dia 14) e hoje (sábado, dia 15), gostaríamos de esclarecer que Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete e atual palestrante motivacional, está bem de saúde, considerado curado do câncer no cérebro contra o qual enfrentou um longo e delicado tratamento acompanhado pelo oncologista Dr. Olavo Feher desde 2013.

O ‘recorte’ dado pela mídia após entrevista concedida ao programa ‘Sensacional’, da RedeTV!, gerou uma interpretação equivocada sobre seu estado de saúde: Oscar não ‘desistiu’ do tratamento de quimioterapia, como noticiado. Durante todo o período após a extração do tumor, Oscar realizou exames de rotina regularmente, inclusive ressonâncias magnéticas, acompanhando de perto a evolução do tratamento. Recentemente, a equipe médica informou que não seria mais necessário submeter-se às sessões, uma vez que, já há bastante tempo, não há qualquer sinal da doença em seu organismo.

Diante deste cenário, recentemente Oscar encerrou o tratamento com sessões de quimio e não ‘desistiu’ do tratamento, como divulgado, recebendo alta médica. A partir de agora, o ex-jogador fará apenas acompanhamento de rotina com o Dr. Feher, uma vez que sua situação pode ser considerada como em remissão.

Oscar agradeceu o carinho e a preocupação de fãs e amigos que enviaram mensagens nesses últimos dias.


– Gostaria de agradecer imensamente o carinho de todos os fãs e amigos que me mandaram mensagens nesses últimos dias. Se teve algo de bom nesse mal entendido, foi ver o carinho de todos vocês comigo. Fiquem tranquilos: eu não desisti dessa luta. Eu nunca faria isso. Eu VENCI essa batalha".

Mesmo sem jamais ter jogado na NBA, a principal liga de basquete do mundo, Oscar Schmidt é considerado um dos melhores jogadores da história da modalidade. Em 2013, entrou para o Hall da Fama do esporte, que fica nos Estados Unidos.

Ao longo da carreira, a lenda marcou 49.737 pontos, superando Kareem Abdul Jabbar e sendo considerado o maior pontuador da história do basquete. O recorde é extraoficial, já que no Brasil, na época, não havia súmulas para comprovar o feito.

No Brasil, o 'Mão Santa' atuou por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Clube Sírio. Pela seleção brasileira, foi medalhista de ouro no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, e conquistou três sul-americanos (1977, 1983 e 1985)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90