11/10/2022 às 06h23min - Atualizada em 11/10/2022 às 06h23min

Professora que fez gesto nazista em sala de aula é demitida

Terra
Foto: Reprodução
A professora de redação Josete Biral, que fez uma saudação nazista em sala de aula, no interior do Paraná, foi demitida. O gesto faz referência ao período em que Adolf Hitler governou a Alemanha, que resultou na morte de mais seis milhões de judeus. O caso aconteceu na última sexta-feira, 7, durante uma aula do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa.

De acordo com o Estadão, a diretora-geral, irmã Edites Bet, informou que a escola decidiu demitir a profissional. Em nota, o colégio ressaltou ‘não compactuar e não concordar com a postura da professora’, bem como repudiou ‘qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo.’

O advogado da professora, Alexandre Jorge, afirma que o gesto não se trata de uma saudação nazista. “Ela não compactua com qualquer ato de nazismo, nem qualquer organização, seja nazismo, comunismo, fascismo ou qualquer uma delas”, disse o advogado, que ainda sugeriu que a gravação foi retirada de contexto.

“Ela colocou um hino, bateu aquela continência, e alguns alunos que têm a posição contrária a dela, que são do candidato Lula, começaram querer induzir para esse lado de que ela estava fazendo o símbolo do nazismo”, completou.

No Brasil, a saudação é categorizada como incitação ao ódio, crime com pena de até três anos de prisão para quem “aprovar, glorificar ou justificar” o regime nazista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90