29/09/2022 às 13h10min - Atualizada em 29/09/2022 às 13h10min

Imagem Centenária de Nossa Senhora de Lourdes tem coroa e grinalda roubadas na Capital

A Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, qua fica na praça Dom Ulrico, ao lado da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, teve sua grinalda e coroa roubadas na madrugada desta quinta-feira (29).

A informação foi confirmada por moradores da área e pelo padre Robson Bezerra, pároco da Catedral.

“O material roubado só interessa a venda se for para colecionadores, elas não tem valor comercial comum, mas faz parte de um conjunto de artefatos sacros centenário.”, disse o pároco Monsenhor Robson Bezerra.

Segundo informações, homens chegaram durante a madrugada, adentraram os tapumes, escalaram a imagem e arrancaram a grinalda reluzente e a coroa da santa.

A imagem estava com tapumes devido um processo de restauração e pintura que haveria de acontecer, mas encontra-se embargada pelo IPHAEP inexplicavelmente.

Na praça, a imagem está protegida por grades ao redor, que seria a tentativa de evitar a ação de vândalos, uma vez que imagem já foi alvo de depredações e pichações.

Na grinalda da imagem são encontradas detalhes de folhas que cercam sua cabeça como uma especie de respelndor, nestas há pequenas lâmpadas que em épocas de festas são acesas, dando um colorido muito bonito a estátua.

Imagem centenária

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes, datada de 11 de fevereiro de 1922, é cercada por um gradil de ferro, trazida da França pelo Monsenhor Francisco de Assis Albuquerque.

Na praça Dom Ulrico encontra-se também um marco de pedra, que marca 43 metros de altura, acima do nível do mar, que foi colocado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em 1922./





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90