25/09/2022 às 09h34min - Atualizada em 25/09/2022 às 09h34min

Com poucos votos livres para conquistar, possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno é improvável

O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, 22, lidera a disputa eleitoral com 47% das intenções de votos — 14 pontos à frente do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) —, já declarou estar confiante que pode vencer o pleito no primeiro turno, no próximo domingo, 2.

A afirmação é baseada em algumas pesquisas eleitorais já divulgadas, que chegaram a apontar a possibilidade de, ao considerar apenas os votos válidos, com o descarte de brancos e nulos, Lula alcançar mais de 50% do total já nesta primeira etapa, tornando-se próximo presidente do Brasil. Entretanto, a façanha de vencer a eleição presidencial sem ir ao segundo turno não é comum na história do país, tendo ocorrido pela última vez há mais de 20 anos.

Ouvidos pelo site da Jovem Pan, alguns analistas não acreditam que eleição de 2022 será liquidada no começo de outubro, mesmo sem desacreditar da possibilidade apontada pelas pesquisas.

“A eleição do ex-presidente Lula no primeiro turno ainda é o cenário mais improvável. A gente tem pesquisas que apontam essa possibilidade, mas todas elas na margem de erro. Lula teria que ter o melhor desempenho registrado nas pesquisas, e Bolsonaro, o pior, para que esse cenário pudesse acontecer. A forma mais segura de fazer uma avaliação não é cravar um resultado, mas entender em que intervalo de percentagem os resultados podem aparecer. Estamos trabalhando com Lula em um patamar perto de 45%, e Bolsonaro no piso de 35%. Provavelmente, o resultado estará nesse intervalo de 10 pontos. Possivelmente, a gente vai, sim, para um segundo turno”, comenta o cientista político Leonardo Barreto.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90