20/09/2022 às 06h30min - Atualizada em 20/09/2022 às 06h30min

'Demonstrem respeito, é o dia do funeral da rainha', irrita-se britânico com bolsonaristas em Londres; vídeo

Extra
Chris Harvey discutiu com bolsonaristas em Londres Foto: Reprodução
Um britânico exaltou-se com grupo de manifestantes bolsonaristas ao passar pelos brasileiros na manhã desta segunda-feira, em Londres. Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) estavam diante da residência do embaixador brasileiro na capital inglesa quando passaram a hostilizar um homem que, do outro lado da rua, fazia críticas ao presidente. Bolsonaro estava na cidade para participar do funeral da rainha Elizabeth II.

— Esse é o dia do funeral da rainha! Demonstrem algum respeito — gritou o britânico, que incluiu um palavrão na frase, após bolsonaristas questionarem o que ele fazia ali e mandá-lo calar a boca.

O homem, que se identificou como Chris Harvey, chegou a bater boca mais intensamente com um dos apoiadores do presidente. "Você está desrespeitando o Brasil", acrescentou o inglês. "O que você está fazendo aqui? Vai para lá", respondeu o bolsonarista, apontando em direção ao local das solenidades em homenagem à rainha.

— O presidente Bolsonaro não ficaria satisfeito com esse desrespeito — ponderou Harvey em seguida.

A residência oficial do embaixador brasileiro fica a poucos metros do Hyde Park, onde uma multidão se reuniu para assistir ao funeral de Elizabeth II em telões. Muitos deixaram o local emocionados.

— Acabei de assistir a rainha passar dentro de um caixão a caminho do Palácio de Windsor — disse Chris Harvey a jornalistas após o incidente. — Esse é um dia, o único dia, em que realmente deveríamos demonstrar respeito com a rainha. Acho que transformar (a ocasião) em um ato político não é respeitoso.

A passagem de Bolsonaro por Londres foi marcada por outros momentos de hostilidade envolvendo apoiadores do presidente. Os ataques tiveram como alvo sobretudo jornalistas que também estava na cidade para acompanhar a viagem oficial.

No domingo, dia da chegada do presidente à residência do Embaixador brasileiro a Londres, uma equipe da "BBC News Brasil" foi cercada por bolsonaristas liderados pelo youtuber Rodrigo Nascimento, fundador de um canal sobre a vida em Londres, enquanto faziam entrevistas com os presentes. Foi preciso que uma policial feminina ajudasse a escoltar os jornalistas para longe do grupo de apoiadores do presidente, que gritavam palavras de ordem como “imprensa lixo” e “vai para Cuba”.

Ainda no domingo, o mesmo grupo de bolsonaristas tentou impedir o enviado da "Folha de S. Paulo" de se aproximar da residência oficial. Imagens feitas no local mostram um grupo de apoiadores rodeando e xingando o jornalista, enquanto uma mulher com um crucifixo na mão apontava a cruz para o repórter. Novamente, a presença da polícia britânica, que acompanhava os ataques logo atrás do profissional, foi fundamental.

Antes de partir para participar da despedida à monarca britânica, foi o próprio Bolsonaro que se desentendeu com os jornalistas ao ser questionado sobre o uso eleitoral da sua viagem feita em caráter oficial, como chefe de Estado. “Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder, não”, retrucou o presidente.

Nesta segunda-feira, O GLOBO entrou em contato com o Itamaraty e fez questionamentos em relação à segurança da imprensa no local. O órgão respondeu que o clima estava “bastante tranquilo, praticamente sem público e com segurança adequada”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90