31/10/2021 às 14h32min - Atualizada em 31/10/2021 às 14h32min

Mauricio Souza vai processar Globo, Casagrande e Andreoli após sofrer acusação de fala homofóbica

Advogado do atleta, Newton Dias afirmou que ação deve ser protocolada nos próximos dias

O caso de Mauricio Souza - acusado de homofobia após publicações sobre "ter opinião e defender o que se acredita" em suas redes sociais - acabou ganhando mais um capítulo. Dessa vez, o atleta de vôlei irá rebater as acusações feitas pelo ex-jogador e comentarista, Walter Casagrande, e pelo apresentador Felipe Andreoli, ambos da Globo, com uma ação judicial.

Segundo o portal Notícias da TV, Newton Dias, advogado do ex-jogador do Minas Tênis Clube, afirmou que a ação deve ser protocolada nos próximos dias, além de ter mencionado que ficou abalado com a repercussão do caso.

"No meu entendimento, o dano causado à imagem do Mauricio já é irreversível. No caso do Mauricio, o que ele fez foi uma reflexão. Não existe nenhum discurso de ódio, que inferiorize orientação sexual, nada disso. O que existiu foi uma reação de pessoas que estão imputando a ele o crime de homofobia", disse o advogado.

De acordo com Newton Dias, a Globo, Casagrande e Andreoli serão processados por danos morais, difamação e injúria. Além disso, a defesa de Mauricio Souza também está fazendo um levantamento sobre acusações feitas por outros internautas contra o jogador.

"Todas as pessoas que seguiram o tom de Casagrande e Andreoli, possivelmente vão ser interpostas ações também. No crime de calúnia, injúria e difamação, inverte-se o ônus da prova. Então, eles têm que provar que ele (Mauricio) é homofóbico. Todos que cravaram, com essa palavra, que ele foi homofóbico, vão responder judicialmente", acrescentou o jurista.

"Hoje, as vidas são destruídas na internet do dia para a noite. Ele (Mauricio) está muito triste, mas está bem confiante de que não fez nada demais. Inclusive, já temos testemunhas da comunidade LGBTQIA+ avaliando a conduta de Mauricio como pessoa. Nunca houve nenhum caso dele ser homofóbico na Seleção ou no Minas Tênis Clube. Ele está resiliente, na fase de assimilação. Ele vai ter que reconstruir a carreira", completou Newton Dias, ao Notícias da TV.

Há cerca de duas semanas, a DC Comics informou que o novo Superman, filho de Clark Kent, seria bissexual. Maurício então fez uma postagem em sua conta pessoal no Instagram criticando a decisão da DC. "A é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar... (Sic)", escreveu o jogador na publicação.

O post de Maurício teve grande repercussão, tanto negativa quanto em apoio a ele. Entre os nomes que reprovaram o comentário, estava o ponteiro Douglas Souza, companheiro de Maurício na seleção brasileira. Douglas, que é gay, postou na rede social a mesma imagem que Maurício Souza e afirmou: "Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil".

Ao longo das últimas duas semanas, Maurício fez uma postagem sem mencionar Douglas, mas que parecia ser para o ponteiro, já que dizia na legenda: "Pra cima de mim, não! Aqui é frágil igual esticador de canto de cerca!". O central fez ainda uma postagem com teor transfóbico. Maurício é conhecido por ter um perfil conservador e apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

Na última segunda-feira (25), o Minas Tênis Clube se manifestou afirmando que respeita a opinião de cada atleta, mas não aceita manifestações homofóbicas de jogadores que vestem a camisa do clube. Na terça-feira (26) o afastamento do jogador foi anunciado e a demissão acabou vindo na quarta-feira (27).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90