22/06/2017 às 18h29min - Atualizada em 22/06/2017 às 18h29min

João Pessoa é a única capital do Nordeste com os melhores indicadores de meio ambiente

Secom-JP
João Pessoa é a única capital do Nordeste que tem os melhores indicadores de meio ambiente, com relação à arborização e monitoramento de áreas verdes. O resultado positivo da Capital paraibana está na pesquisa Ranking Connected Smart Cities, organizado pela Urban. Conforme o estudo, João Pessoa passou da 20ª colocação, em 2016, para a 4ª este ano.
 
No quesito meio ambiente, o ranking avaliou as cidades por meio de indicadores como atendimento urbano de água, recuperação de materiais recicláveis, cobertura de resíduos, arborização e monitoramento de áreas verdes.
 
O secretário adjunto de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Djalma Pereira, lembrou que o destaque da Capital na área de meio ambiente se deve as ações da pasta para a preservação e ampliação das áreas verdes da cidade. Ele lembrou por exemplo, o cultivo do Viveiro de Mudas Municipal, que anualmente produz, em média, 40 mil mudas. Outro destaque é o Programa Carbono Zero, que também estimula o plantio de árvores na cidade, por meio de iniciativas da PMJP e ainda parcerias com outras empresas.
 
"Fazemos estudos das áreas para saber onde podemos plantar, o tipo de vegetação apropriada e ainda como recuperar as áreas verdes. Temos feito vários fóruns para discutir a questão ambiental da cidade, além de ações de educação ambiental nas escolas e nas comunidades. O nosso objetivo é que as pessoas criem a consciência de que, por meio de pequenos gestos, podemos fazer boas ações ambientais na própria casa", detalhou Djalma Pereira.
 
Planejamento – Outro ponto lembrado pelo secretário adjunto da Semam é o investimento da PMJP na capacitação dos técnicos ambientais, sobretudo para o monitoramento das áreas verdes, um dos quesitos analisados pela pesquisa.
 
"A gestão adotou a metodologia prevista em Sistema de Monitoramento, onde nós fazemos a análise prévia da área degradada e recuperamos conforme o perfil de cada uma. Foi o caso, por exemplo, que fizemos com o Parque da Lagoa. É uma ação planejada e integrada com outras secretarias", destacou o engenheiro agrônomo e diretor do Controle Ambiental da Semam, Anderson Fontes.

Entre as 100 - No ranking geral do estudo, que considerou ainda indicadores de urbanismo, mobilidade, saúde entre outros aspectos avaliados, João Pessoa ocupou este ano a 47ª colocação, entre os 100 municípios mais inteligentes e conectados do País. Além do bom resultado no meio ambiente, João Pessoa também melhorou os indicadores de saúde, passando da 45ª posição para a 29ª, e ainda em mobilidade urbana e acessibilidade. No caso destes últimos elementos, a capital não apareceu no ranking de 2016.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90