28/07/2021 às 08h16min - Atualizada em 28/07/2021 às 08h16min

Major da PM é denunciado por injúria racial contra policiais negros

Metrópoles
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) denunciou nesta terça-feira (27/7) um major da Polícia Militar que obrigou um cabo e um soldado negros a trocar máscaras de proteção contra a Covid-19 pretas por brancas. Ele vai responder por injúria racial.

A informação é da GloboNews. De acordo com a denúncia, o agente fez o pedido “a pretexto de que as máscaras pretas (…) eram imperceptíveis”. O crime ocorreu na avenida Imperador, no Jardim Santana, na zona leste de São Paulo, em setembro do ano passado.

“O denunciado, ao determinar que os policiais militares utilizassem máscaras brancas a pretexto de que as máscaras pretas utilizadas por eles eram imperceptíveis, não agiu com finalidade correcional, e sim com o único propósito de ofender a dignidade e o decoro do Cb PM Souza e do Sd PM 2ª Cl Romão, utilizando elemento referente a cor das vítimas, notadamente porque não há nenhum regulamento da Polícia Militar que exija a utilização de máscara na cor branca”, declarou o promotor Marcel Del Bianco Cestaro na denúncia.

Ainda segundo o MPSP, o major praticou injúria racial contra as vítimas mais de uma vez.

“Nesse momento, agindo dolosamente, novamente injuriou as vítimas (…) ofendendo-lhes a dignidade e o decoro com a utilização de elementos referentes a cor dos ofendidos, vez que novamente disse aos policiais que eles não estavam usando máscaras, a despeito de estarem utilizando as máscaras pretas, fazendo com que o CB PM Souza chegar a chorar, cogitando registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia”, expõe.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90