03/07/2021 às 08h32min - Atualizada em 03/07/2021 às 08h32min

PMs youtubers são alvo de apuração ao divulgar vídeos de operações; veja

UOL
Um grupo de policiais militares do Ceará virou alvo de uma apuração aberta pela Secretaria de Segurança Pública do estado por criar perfis em uma rede social e divulgar vídeos que mostram operações da corporação.

Dois perfis foram encontrados pela reportagem e acumulam mais de 40 mil seguidores. As postagens mostram a rotina das equipes de rua, com rondas, abordagens a suspeitos e até prisões, a partir de imagens das câmeras instaladas nas fardas dos agentes. Eles não tiveram as identidades divulgadas e ainda estão em apuração quem são os responsáveis pelos perfis.

Segundo a advogada Audrey Carvalho, especialista em direito digital, os profissionais ferem o Código Disciplinar de Conduta da PM, por usarem as imagens sem autorização e ganharem dinheiro com as publicações, que ultrapassam 130 mil visualizações. Eles recebem em dólar pelo engajamento dos vídeos, feitos com equipamento público.

O material é editado e não mostra os rostos dos suspeitos abordados.

Abordagem policial postada em perfil investigado pela Secretaria de Segurança Pública Imagem: Reprodução/Redes sociais

Em nota, a SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social) do Ceará informou apenas que, com a Polícia Militar, abriu investigação e que "estão sendo adotadas providências para apurar os fatos".

A secretaria explicou que o inquérito tem como base a Lei nº 13.407/03, que institui o Código Disciplinar da Polícia Militar do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e dispõe sobre o comportamento ético dos militares estaduais. Não foram detalhadas as possíveis punições se constatadas as irregularidades.

A reportagem também procurou a CGD (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário), que disse ter adotado todas as providências administrativas acerca dos fatos.

Como explica a advogada Audrey Carvalho, a política de monetização do YouTube, plataforma onde estão os perfis, exige mais de mil seguidores e paga pelo número de visualizações.

PMs2 - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais

PMs2 - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais


"O usuário recebe algo em torno US$ 4,5 (cerca de R$ 22) a cada mil visualizações, desde que o youtuber respeite as diretrizes de conteúdo e um número mínimo de mil inscritos", disse.

Sobre o conteúdo dos perfis dos PMs, a especialista explicou que podem ferir os critérios da plataforma. "Esse conteúdo poderia ser denunciado, porque não poderia fazer apologia à violência, por exemplo", continuou.

As imagens são gravadas pelas câmeras acopladas aos uniformes policiais Imagem.

PMs3 - Reprodução - Reprodução

PMs3 - Reprodução - Reprodução


A reportagem buscou perfis semelhantes na mesma plataforma e constatou que a prática não é restrita ao Ceará. PMs do Espírito Santo também registram suas operações e compartilham com seguidores.

Uma das páginas oferece mais de 60 vídeos. Em um deles, com 1,6 milhão de visualizações, os agentes atendem a uma ocorrência de sequestro.

O UOL procurou a Polícia Militar do Espírito Santo, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90