11/05/2021 às 11h19min - Atualizada em 11/05/2021 às 11h19min

Covid-19: Estados suspendem vacinação em gestantes após recomendação da Anvisa

Poder 360
Pixabay
Ao menos 14 Estados e 15 cidades decidiram suspender a vacinação contra a covid-19 de grávidas com comorbidades. A decisão ocorreu por conta da recomendação de suspensão pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do uso da vacina da AstraZeneca em gestantes.

Em nota, a agência informou que a orientação “é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas covid em uso no país”.

Não foram especificados quantos e quais eventos adversos a agência identificou em mulheres grávidas. A nota técnica ainda não foi publicada.

Os Estados que suspenderam a vacinação são: São Paulo, Rio de Janeiros, Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Pernambuco e Paraíba.

No Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu também paralisou a imunização por causa da decisão da Anvisa. O mesmo aconteceu em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Caruaru (PE) teve uma decisão da prefeitura para interromper a vacinação, apesar de também ter a suspensão por parte do Estado. O mesmo aconteceu nas cidades paulistas de Araraquara, Rio Claro, São Carlos, Birigui, Olímpia, Penápolis, Rio Preto, Campinas, Franca e Ribeirão Preto, e nas regiões do Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Em São Paulo, o grupo começaria a ser imunizado nesta 3ª feira (11.mai.2021). De acordo com o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde, a suspensão é temporária até que se tenha mais informações sobre a segurança da vacinação para o grupo.

“Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa“, diz a nota.

A vacinação poderia continuar com a CoronaVac, mas as doses da vacina estão começando a faltar no Estado. Na cidade de São Paulo, por exemplo, só há doses disponíveis para a 2ª aplicação, segundo o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido.

A falta de doses da CoronaVac e da Pfizer para o grupo também fez com que o Rio de Janeiro paralisasse sua campanha com as grávidas. A capital do Estado estava vacinando as grávidas com comorbidades desde o dia 20 de abril. Em todo o Estado, a única vacina utilizada no grupo era a da AstraZeneca, de acordo com  o que disse o secretário estadual de saúde, Alexandre Chieppe, ao G1.

Algumas capitais, que tem doses da Pfizer disponível, vão seguir a vacinação com esse imunizante. São elas: Porto Velho (RO), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Maceió (AL).

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo:

“O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar hoje (11) em todo o estado, em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite desta segunda-feira (10).

Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa“


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90