08/03/2021 às 17h01min - Atualizada em 08/03/2021 às 17h01min

Uefa suspende árbitro acusado de racismo em jogo do PSG

Outro membro da arbitragem também foi denunciado, mas apenas “repreendido” pela federação

A Uefa comunicou nesta segunda-feira que suspendeu o árbitro romeno Sebastian Coltescu até o final da atual temporada, após investigação sobre a acusação de racismo no jogo entre PSG e Istambul Basaksehir pela Champions League. Octavian Sovre, outro que integrou a equipe de arbitragem na partida, também foi denunciado, mas apenas “repreendido” pela Uefa.

Nenhum dos investigados foi condenado por violar o artigo 14 do Regulamento Disciplinar (DR, na sigla em inglês), que fala sobre racismo e condutas discriminatórias. Coltescu, quarto-árbitro no jogo, e Sovre, assistente, foram punidos dentro dos artigos 11 do DR e 6 dos “Termos e Condições para Árbitros em Jogos da Uefa”, que tratam de “comportamento impróprio” durante a partida.

Ambos os árbitros foram ordenados a realizar um “programa educacional” antes do dia 30 de junho, de acordo com o estipulado pela Uefa.

O processo de investigação e punição dos árbitros passou por um inspetor disciplinar e pelo Órgão de Controle, Ética e Disciplina da Uefa. Eles concordaram em dizer que árbitros da federação devem passar por treinamentos para “tomarem melhores decisões na escolha das palavras em competições da Uefa”, pois “no contexto internacional, o uso da linguagem correta é essencial para evitar situações como as da partida mencionada”.

Ge.com


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90