23/04/2020 às 16h15min - Atualizada em 23/04/2020 às 16h15min

Anac autoriza modificações em aeronaves para transporte de pacientes

Com a pandemia causada pelo covid-19, a Agência Nacional da Avaliação Civil (ANAC) autorizou temporariamente que fosse feito alterações em aeronaves operadas por órgãos públicos, e operadores aéreos autorizados para o serviço aeromédico, com a finalidade de permitir a acomodação da Capsula de Isolamento de Pacientes, destinadas ao transporte de vítimas de infecção respiratória.

A capsula de isolamento já vem sendo usada em diversos países, visando o resgate e transporte aéreo de pacientes com suspeita ou infectados com o coronavírus. Wla cria uma barreira de isolamento respiratório e de contato contra o contágio do vírus, dando maior segurança aos tripulantes e profissionais da saúde e diminuindo o risco de contaminação da aeronave.

A autorização é válida apenas pelo período em que vigorar a emergência de saúde pública no Brasil. A Anac avaliou os métodos adotados por outros países e optou por recorrer as práticas usadas pela autoridade de aviação europeia, a European Union Aviation Safety Agency (EASA).

Para uso do dispositivo, o operador aéreo deve observar medidas mitigatórias de segurança para contenção adequada do paciente em condições normais de voo, providenciar a fixação do equipamento de forma correta e as instruções do fabricante da Capsula de Isolamento de Pacientes, entre outras medidas que constam na Decisão nº 83, contida no Diário Oficial da União (DOU).

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90