03/01/2020 às 09h26min - Atualizada em 03/01/2020 às 09h26min

Em nota, Kita desmente Berg Lima e reage a tentativa do prefeito de jogar população contra vereadores de Bayeux

Na noite desta quinta-feira (02) o presidente da Câmara Municipal de Bayeux. Jefferson Kita. reagiu a tentativa do prefeito Berg Lima de jogar a população da cidade contra os parlamentares.

Num vídeo postado nas redes sociais, Berg cobrou a votação de um pedido de abertura de crédito especial para permitir a utilização dos recursos do pré-sal, que foram depositados no dia 31 de dezembro e acusou Kita obstacular a sessão extraordinária pedida pela gestão e ameaçou acionar a Procuradoria-Geral do Município contra o presidente da casa legislativa.

Por outro lado, Kita rebateu Berg dizendo ser suspeita a atitude do prefeito em querer gastar logo o dinheiro que está depositado em caixa e acusou o prefeito de tentar jogar a opinião pública contra a Câmara com mentiras, pois um dos argumentos de Berg é para usar o dinheiro para pagar aposentados e pensionistas, o que é vetado pela lei da outorga onerosa.

Leia abaixo a nota de Kita.

NOTA

A Câmara Municipal de Bayeux vem fazer alguns esclarecimentos perante o povo bayeuxense acerca de mais um episódio envolvendo o ataque do prefeito desta cidade ao legislativo municipal.

O prefeito mostra-se claramente incomodado com o trabalho de fiscalização do parlamento mirim, prerrogativa de toda casa legislativa, que, além de fiscalizar, vem cobrando ações e soluções efetivas do Executivo para os problemas da cidade.

Há poucos dias houve o repasse da Outorga Onerosa, por parte do Governo Federal, que se refere à exploração de petróleo na região do pré-sal que gera dividendos para todos os municípios paraibanos e brasileiros.

O que chama atenção é que o prefeito mostra-se desesperado para que a Câmara autorize a dotação para, assim, estranhamente poder gastar o dinheiro que pertence ao povo de Bayeux de maneira suspeita, estando esse dinheiro garantido e guardado na conta da prefeitura, podendo o processo de autorização do gasto seguir toda sua tramitação ordinária nesta Casa.

Reconhecemos que o prefeito tem o direito de pedir uma sessão extraordinária, mas dentro de uma fundamentação de urgência, de relevância e de interesse público.

Vimos desmenti-lo de maneira veemente da acusação de que a Câmara está obstaculando o repasse da verba à nossa cidade, pelo fato de que não chegou a nós nenhum ofício, como o prefeito afirmou, tão pouco estamos travando sessão alguma, até porque a Câmara encontra-se em recesso e as tramitações ordinárias ficam paradas até o retorno das atividades, ficando apenas as matérias de caráter extraordinário a cargo do presidente neste período.

O prefeito também afirma que o dinheiro do petróleo serviria para pagar aos aposentados do IPAM, o que não é verdade, já que o recurso destina-se para pagamento de obras de infraestrutura e dívidas previdenciárias, não para folha de pessoal.

Uma reunião com o Procurador Geral do município foi marcada para a manhã desta sexta-feira (3), apesar do recesso legislativo, para tratarmos do assunto e buscarmos a solução o mais rápido possível.

Enxergamos o ato do gestor do município como mais um ato truculento, que desrespeita de forma flagrante a independência do Poder Legislativo, mas que nos dobrará a qualquer capricho.

Seguiremos fazendo o nosso trabalho, independente de situação.

Jefferson Kita
Presidente da Câmara Municipal de Bayeux


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90