19/02/2017 às 17h12min - Atualizada em 19/02/2017 às 17h12min

Estação Cabo Branco entra na folia com programação para o Carnaval

Secom-JP
Oficina de máscaras carnavalescas, vivência de frevo, planetário, caminho do conhecimento, percussão, exposições artísticas, eclipse do sol e apresentação de orquestra de frevo são algumas atividades que irão acontecer na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Altiplano, no período do Carnaval, de 25 a 28 de fevereiro. A programação faz parte do projeto "Estação Folia" e a entrada é gratuita, sem necessidade de fazer inscrição prévia.
 
As atividades têm início no sábado (25) com a presença da artista plástica e designer Celene Sitônio, que irá conversar com artistas locais e o público em geral sobre as históricas das máscaras carnavalescas. O bate-papo será no mesmo local onde a artista está expondo "Imaginários de Carnaval". Logo após haverá a Oficina de Máscaras Carnavalescas ministrada pela arte-educadora Verônica Botto.
 
No mesmo dia à tarde, a partir das 15h, o professor Renato Lucena, da Ong Cicovi de Mangabeira, estará ministrando Oficina de Percussão no Anfiteatro. Renato é músico percussionista, professor de língua portuguesa e de música, trabalhou como percussionista na Casa Pequeno Davi e hoje é arte-educador da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
 
No domingo (26), a partir das 11h, nos jardins da Estação Cabo Branco estará acontecendo o Carneclipse, que é a observação astronômica do eclipse do solar. "Este eclipse solar será visto como anular em uma faixa estreita no extremo sul da América do Sul e na parte Oeste da África, sendo visível parcialmente na América Latina. Em João Pessoa, o sol será coberto em 23% de sua área visível", informou Marcos Jerônimo, que é professor de Astronomia e irá coordenar a atividade.
 
Integrantes da Associação Paraibana de astronomia (APA) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia (NEPA/IFPB) também estarão apresentes com seus instrumentos. As instituições são parceiras da Estação Cabo Branco na observação destes fenômenos, atividades e estudos ligados astronomia.
 
Também no domingo (26), às 16h, no anfiteatro, acontecerá uma Vivência de Frevo com a bailarina Cecília Costa, que é professora especialista em Dança Educacional e Artes Cênicas pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa e Extensão (CENSUPEG) e pela Faculdade Angel Vianna.
 
Em seguida, a partir das 17h, haverá apresentação de frevo do Stúdio de Danças Anne Mendes, no anfiteatro. A oficina será ministrada pela bailarina Anne Mendes, especialista em dança como prática terapêutica na Faculdade Angel Vianna. Ela trabalha em várias escolas de João Pessoa como professora de balé clássico.
 
Outras atividades - O planetário, neste período, funciona sábado (25), domingo (26) e terça-feira (28) com sessões de 10h30, 11h30, 15h e 16h na sala de convenções II, no prédio administrativo. O Caminho do Conhecimento também estará funcionando com sessões a partir das 16h, com a presença de um arte-educador realizando intervenções com o público.
 
Na segunda-feira (27), como de costume, a casa não abre os portões devido à realização de serviços de manutenção. Na terça-feira (28), a partir das 16h, no anfiteatro, haverá apresentação de uma orquestra de frevo ou agremiação carnavalesca.
 
Exposições artísticas – Estarão em cartaz neste período de Carnaval, no primeiro pavimento da Torre Mirante, as exposições: Epifânia, Entre Páginas (fruto da Semana Nacional de Quadrinhos), Todos Iguais, todos diferentes (Alberto Banal), Natureza que Habito (coletiva), Artesanato JPA e Biodiversidade de Recife de Corais (fotografia).
 
Confira abaixo a programação completa do projeto Estação Folia.  (*Programação sujeita a modificações no decorrer do evento)
 
Sábado (25)
 
Bate papo com artista plástica Celene Sitônio
Convidada: Celene Sitônio
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante
Hora: 15h
 
Oficina de Confecção de Máscaras Carnavalescas
Ministrante: Verônica Botto
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante
Hora: 16h
 
Oficina de Percussão
Ministrante: Renato Lucena
Local: Anfiteatro
Hora: 15h
 
Domingo (26)
 
Eclipse do Sol (Carneclipse)
Professor: Marcos Jerônimo
Hora: a partir das 11h
Local: Jardins
 
Oficina de Vivência de Frevo
Ministrante: Cecília Costa
Hora: 16h
 
Apresentação de Frevo – Stúdio de danças Anne Mendes
Coreógrafa e bailarina: Anne Mendes
Hora: 17h
Local: Anfiteatro
 
Segunda-feira (27) – Casa fechada para limpeza do equipamento
 
Terça (28)
 
Apresentação da orquestra de frevo/agremiação carnavalesca
Hora: 16h
Local: Anfiteatro
 
Quarta (1° de março) – funciona das 14h às 18h
 
Exposições em cartaz:
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante

Entre Páginas
Natureza que Habito
Todos iguais, todos diferentes (Alberto Banal)
 
Artesanato JPA
Biodiversidade em Recife de Corais
 
Caminho do conhecimento
Sessões: 16h
Local: Jardins da Estação Cabo Branco
 
Planetário
Sessões: 10h30, 11h30, 15h e 16h.
Local: Sala de convenções 2 – prédio administrativo
 
Confira o horário de funcionamento durante o período de Carnaval:
 
Semana Pré-Carnaval
 
DATA    DIA DA SEMANA    HORÁRIO
22/02    Quarta-feira de Fogo - Muriçocas    9h às 18h
23/02    quinta-feira pós -Muriçocas    12h às 18h
 
Semana Carnaval
 
DATA    DIA DA SEMANA    HORÁRIO
25/02    sábado    10h às 19h
26/02    domingo    10h às 19h
27/02    segunda-feira    fechado
28/02    terça-feira (feriado)    10h às 19h
1° de março    Quarta-feira de cinzas    14h às 18h
 
SERVIÇO:
ESTAÇÃO FOLIA
Período: 25 a 28 de fevereiro
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Mais informações: 3214.8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacacb


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90