18/02/2017 às 07h02min - Atualizada em 18/02/2017 às 07h02min

Abertura do Folia de Rua leva multidão ao Ponto de Cem Réis

Secom-JP
A folia está liberada na capital da Paraíba. Com homenagem aos cem anos do samba, a reunião de vários blocos, artistas e a presença de milhares de pessoas no Ponto de Cem Réis, Centro, para festejar a 30ª edição do Folia de Rua que foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (17). Até o próximo dia 24, o projeto, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), promete levar alegria e irreverência aos pessoenses e turistas, numa das prévias carnavalescas mais animadas do país.

O prefeito em exercício de João Pessoa, Manoel Junior, participou da abertura e destacou o apoio da gestão municipal para fazer com que o evento possa atender as expectativas dos foliões. “Queremos que todos possam se divertir com muita tranquilidade, tanto as pessoas que residem na cidade quanto as pessoas que nos visitam. É para isso que a gente trabalha, colocando a participação de várias secretarias no evento”, disse.

O frevo e as tradicionais marchinhas de Carnaval embalaram os desfiles dos blocos – dezenas deles -, que se misturaram pelas ruas e avenidas, levando alegria ao Centro. Já o samba contou com a participação de artistas locais e a maestria de Dudu Nobre para celebrar cem anos de sua existência. “Uma honra muito grande subir ao palco com os sambistas daqui de João Pessoa para uma noite tão especial. O Carnaval da cidade está crescendo muito e é uma alegria imensa poder participar dele”, destacou Dudu Nobre. A noite de abertura ainda foi animada pela Orquestra Splok, Helo Nascimento, Dandara Alves e Preto Neto.

Foliões – O Folia de Rua é uma grande festa popular e democrática, onde os foliões manifestam alegria de formas variadas. Há quem não goste de se fantasiar para cair na folia. Jocileide Abreu, por exemplo, que estava acompanhada de um grupo de amigos. Mesmo sem fantasia, ela aproveitou muita a festa. “Estou adorando. O Carnaval de João Pessoa é tudo de bom, com pessoas animadas, bem organizado e bem tranquilo. Dá para curtir a vontade”, disse a foliã que mora em Salvador.

Já tem quem espera o ano inteiro para exibir sua fantasia, como é o caso do artista plástico Teté Leite, que confeccionou seus próprios adereços para fazer bonito no Carnaval da Capital. “Trabalho com arte há 19 anos na cidade e sempre faço as minhas fantasias. É meu jeito de comemorar o Carnaval, sempre com alegria, porque é uma festa que transmite esse sentimento”, afirmou o artista.

Transmissão – Em parceria com a TV Câmara Municipal, a TV Cidade de João Pessoa, canal 8 da Net, fez a transmissão ao vivo do primeiro dia do Folia de Rua. A iniciativa pioneira vai se estender até o final do evento, abrangendo, também, apresentações de orquestras de frevo, tribos indígenas, blocos e o Carnaval Tradição.

Apoio – Até o final do Folia de Rua, a PMJP estará apoiando o evento através das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), Turismo (Setur), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Fundação Cultural (Funjope), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Programação – O Folia de Rua segue neste sábado (18) com o desfile de blocos pelo Centro, orla e diversos bairros da Capital. Confira a programação:

Sábado (18/02)

Bloco Agitada Gang

Concentração: Em frente à Academia Corpo Livre – Avenida Epitácio Pessoa

Horário: 16h

Atrações: Orquestra e Banda Agitada Gang

 

Bloco dos Atletas

Concentração: Farmácia Pague Menos – Avenida Epitácio Pessoa

Horário: 19h

Atração: Claudia Leite

 

Bloco Boi Vermelho XIV

Concentração: Rua Alberto de Brito – Jaguaribe

Horário: 18h

Atração: Orquestra

 

Bloco Fla Torre

Concentração: Av. Carneiro da Cunha- Torre

Horário: 18h

Atrações: Orquestra e Banda Farra Elétrica

 

Bloco Virgens de Mangabeira

Concentração: Em frente à Escola Luiz Ramalho

Horário: 19h

Atração: banda convidada

 

Bloco Peruas do Valentina

Concentração: Mercado Público do Valentina

Horário: 18h

Atrações: Orquestra, DJ Marcílio e Claudiano Geração é Massa

 

Bloco Amoringa dos Bancários

Concentração: Praça da Paz

Horário: 21h

Atração: Beto Movimento

 

Bloco Banho de Cheiro

Concentração: Restaurante Cajueiro – Avenida Epitácio Pessoa

Horário: 20h

Atração: Banda Super Swingueira

 

Bloco Eternamente Flamengo

Concentração: Rua Professor José Rolmes – Ernani Satyro

Horário: 18h

Atrações: Banda Rebolice e Só Swing

 

Bloco Bom D+

Concentração: Em frente a Rádio Comunitária 104.9 – Cruz das Armas

Horário: 21h

Atrações: Orquestra e Cultura Popular

 

Bloco Tambiá Folia

Concentração: Praça Prefeito Manoel Moreira da Nóbrega – Tambiá

Horário: 21h

Atrações: Orquestra e Banda Gilmelândia

 

Bloco Piabas

Concentração: Em frente ao Hotel Tambaú

Horário: 17h

Atrações: Orquestra e Banda Cultura Popular

 

Blocos Imprensados

Concentração: Praça Rio Branco – Centro Histórico

Horário: 18h

Atrações: Orquestra

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »