16/09/2018 às 17h51min - Atualizada em 16/09/2018 às 17h51min

Furacão deixa vários mortos nos EUA

Florence chegou na costa atlântica do país com fortes ventos e chuvas torrenciais que criaram inundações catastróficas

Carta Capital

O furacão Florence chegou na costa atlântica dos Estados Unidos com fortes ventos e chuvas torrenciais que deixavam vários mortos e "catastróficas" inundações, além de centenas de pessoas ilhadas a quem as equipes de resgate tentavam socorrer.

As autoridades confirmaram ao menos quatro mortos, entre eles uma mulher e seu bebê, que faleceram quando uma árvore caiu sobre a sua casa na Carolina do Norte, um dos estados mais atingidos pela tempestade, junto com a Carolina do Sul.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) indicou em seu boletim das 9 horas GMT (6 horas em Brasília) que o "Florence se enfraquece lentamente à medida que entra no leste da Carolina do Sul, mas causando inundações catastróficas nas Carolinas do Norte e do Sul".

"Esperamos mais chuva em vários dias", disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper. Precipitações dessa intensidade ocorrem "uma vez a cada mil anos", acrescentou, prevendo mais inundações pela cheia dos rios na semana que vem.

Na confluência dos rios Neuse e Trent, com um aumento do nível superior a três metros, a cidade turística de New Bern, de cerca de 30 mil habitantes, sofreu inundações repentinas que deixaram centenas de ilhados.

"Em poucos segundos a água chegou na cintura, agora está na altura do ombro", contou à CNN Peggy Perry, que precisou se abrigar com três parentes na parte mais alta de sua casa.

"As equipes de resgate ajudaram centenas de pessoas em New Bern. Os socorristas estão fazendo todo o possível para dar assistência aos que precisam", assinalou o governador.

Enquanto isso, muitas das áreas inundadas "são perigosas para os nossos socorristas", disse Jeff Byard, responsável da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), que mobilizou 1,2 mil pessoas para as operações de busca e resgate.

68 bilhões de litros de água

Ainda assim, socorristas voluntários se mobilizaram, como os da organização Cajun Navy, que saíram do estado da Louisiana.

Segundo previsões, o Florence irá derramar 68 bilhões de litros de chuva em uma semana em Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia, Geórgia, Tennessee, Kentucky e Maryland.

Cooper declarou que houve três mortes vinculadas à tempestade e que várias outras estão sendo investigadas. Além da mãe e seu bebê, uma pessoa morreu enquanto ligava um gerador. 

Uma mulher também faleceu quando árvores caídas impediram que uma ambulância a ajudasse, aparentemente por um ataque cardíaco. Segundo a imprensa americana, uma quinta morte pode ter acontecido quando um homem tentou conectar dois cabos debaixo de chuva.

Em várias localidades da costa atlântica foi implantado um toque de recolher para evitar saques.

 'Cenário catastrófico'

"A tempestade está causando estragos", afirmou Cooper.

Cerca de 800 mil clientes ficaram sem energia elétrica na Carolina do Norte, que tem 10 milhões de habitantes. Aproximadamente 21 mil pessoas estavam refugiadas em 157 abrigos.

"Enfrentamos várias ameaças. Estamos profundamente preocupados com comunidades inteiras que podem ser varridas", acrescentou.

Em Wilmington, foram ouvidas várias explosões, possivelmente de transformadores. A força do vento quebrou janelas e arrancou árvores, e muitas ruas permaneciam bloqueadas por troncos e galhos.

Mais de 100 quilômetros ao sul, o famoso balneário de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, era uma cidade fantasma ao meio-dia, quando Florence mostrou a sua força com uma cortina de chuva sobre o oceano, acompanhada de raios.

"Dá medo, mas é lindo", disse à AFP Scott Brauer, um aposentado de 71 anos que estava caminhando perto do mar pouco antes da chegada da tempestade. 

'O que foi previsto'

O presidente americano, Donald Trump, visitará as áreas atingidas "do início ao meio da próxima semana", quando for determinado que a sua viagem não interromperá os trabalhos de resgate, anunciou a Casa Branca.

"Infelizmente, o Florence está fazendo exatamente o que foi previsto", declarou o diretor da FEMA, Brock Long.

"A parte mais devastadora é a onda ciclônica e, devido à expansão do campo de vento e da desaceleração na velocidade, estamos vendo uma grande quantidade de inundações", acrescentou.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram solicitadas a deixar as áreas de risco, a maioria desde terça-feira.

Alguns, como Victor Shamah, dono do histórico bar "The Bowery" em Myrtle Beach, onde a banda Alabama nasceu, preferiram ficar e encarar o Florence. 

"O Bowery é parte de mim", assegurou à AFP, incapaz de deixar um lugar tão cheio de lembranças, como as 21 cópias dos discos de ouro que o Alabama ganhou, dedicados ao bar, além de um violão de sua "Farewell Tour", a última turnê da banda em 2003.

Cinco estados costeiros - Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Maryland e Virgínia -, assim como a capital federal, Washington DC, foram declarados em estado de emergência.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90