09/09/2018 às 14h08min - Atualizada em 09/09/2018 às 14h08min

Condenado desde 2010, Fundador da rede de farmácias Pague Menos se entrega à Polícia Federal

Exame com O Povo Online
Queirós se entregou na manhã deste domingo (09-09) à Polícia Federal em Fortaleza (Foto: Reprodução)
Um dos maiores empresários farmacêuticos do Brasil, o cearense Deusmar Queirós está preso. Fundador da rede de farmácias Pague Menos, o empresário cearense é condenado desde 2010 por crimes contra o sistema financeiro, cuja a pena pode chegar a 9 anos e dois meses de prisão, com base na Lei 7492/86.   

Queirós se entregou na manhã deste domingo à Polícia Federal em Fortaleza após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido de Habeas Corpus (HC) solicitado pelos advogados de defesa do empresário, segundo informação do jornal O Povo. Ele tinha 48 horas para se apresentar à Justiça. 

Neste momento, ele se encontra na sede da Polícia Federal, no bairro de Fátima, onde começará a cumprir a pena. Segundo o jornal, um recurso da defesa de Deusmar já tinha sido feito no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Recife, além do STJ. Porém, houve trânsito da condenação dos recursos nas duas cortes, com idas e voltas, se encerrando agora com a execução da detenção. 

O caso ainda pode ter novos desdobramentos jurídicos nos próximos dias. O site EXAME entrou em contato com a assessoria do empresário, que informou que enviará um comunicado oficial em breve.

Conheça a trajetória do empresário:

O empresário Deusmar de Queirós, fundador da rede de farmácias Pague Menos, está preso em unidade prisional em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). Ele é condenado desde 2010 por crimes contra o sistema financeiro, cuja pena pode chegar a 9 anos e 2 meses. 

Nascido em 1947, Deusmar de Queirós é economista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1973. Ele é o fundador do Grupo Pague Menos, composto por empresas de diversas áreas, em destaque a rede de farmácias.

Em dezembro de 2017, o empresário lançou sua biografia, intitulada "Deusmar de Queirós - O tecedor de ousadias", obra assinada por Juarez Leitão. O lucro obtido com a venda dos exemplares foi doado para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

A biografia relatava a trajetória de vida de Deusmar, desde seu nascimento no município cearense de Amontada, até chegar à vida adulta. Segundo ele, o lançamento da obra servia para motivar as pessoas a acreditarem que empreender é essencial para vencer crises e melhorar realidades, seja de empresas, pessoas ou cidades.

A rede de farmácias Pague Menos, criada em 1981, foi a primeira empresa do segmento, no varejo nacional, a estar presente em todas as unidades da federação. Conta com 1.110 lojas espalhadas em 354 municípios, sendo a segunda maior rede de farmácias do País. A receita registrada pela Pague Menos em 2017 foi de R$ 6,3 Bilhões.

Também em 2017 a empresa atingiu percentual recorde de efetivações do Programa Jovem Aprendiz. Dos cerca de 1.100 estudantes recrutados todos os anos, a rede de farmácia informou que 65% conseguiram a contratação de forma definitiva.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90