08/02/2017 às 13h06min - Atualizada em 08/02/2017 às 13h06min

Prefeito lança ‘Gerentes de Saúde’ para melhorar atendimento nas USFs

Redação PN
O prefeito Luciano Cartaxo participou na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da abertura do treinamento do primeiro grupo de Gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF), que serão capacitados para organizar e melhorar cada vez mais o atendimento realizado nas USFs da Capital.

De acordo com o prefeito, todo esse trabalho vai estar articulado com a saúde como um todo, desde a atenção básica até a atenção especializada e hospitalar. “Essa capacitação vai servir para aprimorar nossa atenção básica, melhorando essencialmente a saúde da Capital. O gerente vai fazer um acompanhamento completo do atendimento e satisfação da população com foco no trabalho e na melhoria do atendimento”, destaca Luciano Cartaxo.

O treinamento desses profissionais começa nesta quarta-feira (8) e será realizado de maneira contínua semanalmente. Durante as reuniões semanais os gerentes irão repassar aos representantes diretos da Secretaria de Saúde as demandas de suas unidades, criando uma unidade maior entre a USF e a SMS.

Inicialmente, 44 profissionais participam da capacitação. Eles serão gerentes das Unidades de Saúde Integradas, que atuam com duas até quatro equipes e possuem um maior número de usuários sendo atendidos.

Para o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, os novos gerentes serão agentes multiplicadores de uma saúde mais humana. “A partir de agora essas unidades de saúde terão um responsável e esse responsável dialoga com profissionais, usuários e com a secretaria procurando sempre dar maior resolutividade às demandas da população, melhorando o acolhimento e prestando um atendimento mais humanizado a quem precisa da Rede Municipal de Saúde”, explica o secretário.

Atualmente a Rede Municipal de Saúde possui 194 Equipes de Saúde da Família, distribuídas em 100 prédios. Com esse treinamento serão 140 equipes com gerentes e 44 prédios contemplados, sendo 74,16% de área coberta com gerentes. A previsão da SMS é que gradativamente todas as Unidades possuam seus gerentes.
Perfil – De acordo com a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros, o gerente será aquela figura acolhedora, de diálogo aberto com a população para que o usuário se sinta acolhido. Além disso, os gerentes estarão identificados com um colete azul para facilitar o reconhecimento por parte dos usuários, que podem ir diretamente a eles.

Atenção Básica – A Atenção Básica é formada pelas equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Consultório na Rua, Unidades Básica de Saúde (UBS) e Academia da Saúde.

Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarréia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90