07/02/2017 às 12h50min - Atualizada em 07/02/2017 às 12h50min

Luciano Cartaxo participa de evento da CGU e destaca aprimoramento da transparência na gestão

Secom-JP
FOTO: Gilberto Firmino
Cidade mais transparente da Paraíba, João Pessoa foi citada como referência no 'Encontro Município Transparente – Excelência na Aplicação dos Recursos Federais', realizado com a presença de 165 prefeitos na tarde desta segunda-feira (6) pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), no auditório do Ministério Público Federal da Paraíba. O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, participou do evento e destacou a busca de sua gestão por aprimorar cada vez mais os mecanismos que facilitem o controle social da população e que deem publicidade aos atos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
 
"A CGU está de parabéns por reunir os prefeitos para discutir algo que é essencial hoje na administração pública que é a transparência e nós ficamos a vontade em participar, já que João Pessoa tem um grau de transparência elevado. O Tribunal de Contas do Estado coloca a cidade com nota 9.9 na transparência e a própria CGU coloca como uma das mais transparentes do Brasil. E é sempre bom aprender, avançar, ter novas informações para que possamos prestar a boa informação ao cidadão. Governar é muito importante e governar de maneira transparente é fundamental", afirmou Luciano Cartaxo.
 
O evento é regionalizado e aconteceu nos 26 estados do país com o objetivo de orientar os gestores sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais. Na oportunidade, o encontro também esclareceu ações de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência. O superintendente regional da CGU na Paraíba, Gabriel Aragão Wright, destacou o trabalho realizado pela PMJP e disse que a Paraíba é um dos estados mais mensurados em relação à transparência na administração pública.
 
"Acho que o nosso país está mudando. Precisamos agir diferente, profissionalizar a gestão pública. João Pessoa hoje tem um corpo técnico de profissionais que pensa o Portal da Transparência, o que é muito importante, e no ano passado todas as cidades do Estado já tinham um portal. Mas temos que melhorar ainda mais a informação que é prestada e este é um desafio para todos os gestores. Não dá para voltar atrás, para retroceder", afirmou.
 
No encontro, ele falou ainda sobre temas como a fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública. Também foi apresentado o lançamento do Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do País.
 
O prefeito Luciano Cartaxo foi acompanhado do secretário de Transparência Pública (Setransp), Ubiratan Pereira, e do Controlador-Geral do Município (CGM), Severino Queiroz. "Estamos aqui com o intuito de estabelecer este diálogo franco e transparente com o intuito de que João Pessoa possa ser cada vez mais uma cidade transparente e contando com uma gestão onde a população tenha o acompanhamento no dia-a-dia das ações", disse Luciano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90