04/07/2018 às 12h19min - Atualizada em 04/07/2018 às 12h19min

João Pessoa conquista ‘Selo + Turismo’ em Brasília

Depois de realizar investimentos superiores a R$ 50,7 milhões no Centro Histórico, com o objetivo de transformá-lo em um polo turístico, econômico e cultural, culminando na semana passada com a entrega da Villa Sanhauá, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), durante reunião no Ministério do Turismo, em Brasília, o ‘Selo + Turismo’. Através dele, a Capital paraibana, a primeira cidade do Nordeste a receber o selo, tem prioridade para acessar novas linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parceiras do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), como o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
“O Ministério do Turismo reconhece nossos esforços e investimentos voltados para a área turística em toda a João Pessoa e a capacidade da atual gestão de contrair novos investimentos, de acessar linhas de crédito diferenciadas em virtude do nosso equilíbrio fiscal e capacidade alta de endividamento. É muito importante estarmos neste momento recebendo este selo, pois ele representa que nós temos prioridade em mais uma fonte de recursos para que possamos investir na recuperação de equipamentos turísticos e para a construção de infraestrutura turística na cidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo, que participou da reunião ao lado do vice-prefeito, Manoel Junior, e da secretária de Planejamento, Daniela Bandeira.

O Prodetur + Turismo foi criado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de recursos para a realização de projetos para o desenvolvimento do turismo em todo o País, melhorando a infraestrutura e o atendimento aos turistas nos principais destinos do País. Ele conta com R$ 5 bilhões disponíveis. As propostas para a obtenção de financiamento, segundo Daniela Bandeira, deverão contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

“O ‘Selo + Turismo’ é um indicativo de que os projetos e ações da Prefeitura de João Pessoa estão alinhados com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo 2018-2022, e com as diretrizes do programa. Este selo que acabamos de receber será anexado às propostas analisadas e validadas pelo Ministério do Turismo, juntamente com uma declaração de prioridade”, destacou Luciano Cartaxo. As propostas que obtiverem o ‘Selo + Turismo’ poderão também ser apoiadas financeiramente com recursos próprios do MTur. Já os entes federativos que tiverem proposta contempladas com financiamento nacional ou internacional poderão pedir apoio técnico à pasta para a implementação dos projetos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90