16/06/2018 às 07h28min - Atualizada em 16/06/2018 às 07h28min

Com viagens de Temer, Maia e Eunício, Cármen Lúcia assume a Presidência pela segunda vez no ano

G1
Foto: Beto Barata/Presidência da República
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, vai assumir provisoriamente a Presidência da República na próxima segunda-feira (18), informou assessoria da ministra.

Ela vai ocupar o cargo em razão de viagens oficiais para o exterior do presidente Michel Temer, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Na segunda, Temer vai participar de uma reunião do Mercosul em Assunção, no Paraguai. Ele deve voltar no mesmo dia.

Como o Brasil, no momento, não tem vice-presidente, Maia e Eunício são os seguintes na linha sucessória. No entato, o presidente da Câmara tem viagem para Lisboa e o presidente do Senado vai para Buenos Aires, ambos no mesmo período em que Temer estará fora.

A assessoria da ministra informou que ela vai exercer a Presidência da República somente na segunda. Cármen Lúcia deverá despachar do Palácio do Planalto, onde vai cumprir os compromissos da agenda, que ainda será divulgada.

Esta é a segunda vez que neste ano que Cármen Lúcia vai assumir a Presidência da República. Em abril, ele ficou no cargo também em razão de viagens para o exterior de Temer, Eunício e Maia.

Primeira passagem pela Presidência

Cármen Lúcia ficou no exercício da Presidência pela primeira vez em 13 de abril, quando Temer foi ao Peru para o encontro da Cúpula das Américas. Maia viajou para o Panamá e Eunício cumpriu agenda no Japão.

Na ocasião, a ministra manteve agenda discreta. Ela recebeu juristas, políticos e ministros de Estado nas pouco mais de quatro horas em que trabalhou no Palácio do Planalto.

Cármen Lúcia optou por não utilizar a mesa de Temer no gabinete presidencial, no terceiro andar do palácio. A ministra despachou de uma mesa redonda, usada em reuniões maiores.

A ministra também sancionou a lei que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo e assinou a nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, como corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Antes de Cármen Lúcia, o último presidente do STF e assumir a Presidência da República foi Ricardo Lewandowski, em 2014.

À época, a presidente Dilma Rousseff foi aos Estados Unidos e o vice Michel Temer ao Uruguai. Os então presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Alves (MDB-RN) e Renan Calheiros (MDB-AL) não assumiram o posto porque alegaram impossibilidades eleitorais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90