12/05/2018 às 17h00min - Atualizada em 12/05/2018 às 17h00min

Cartaxo ressalta importância de se imunizar contra gripe

Redação com Secom-JP
Foto: Reprodução
Até as 17h deste sábado (12), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mantém 110 postos de imunização distribuídos pela cidade dentro da mobilização do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os locais incluem ainda as unidades de saúde da família (USF) e os postos móveis.
 
Para receber a população, a PMJP preparou uma estrutura na Praça da Paz, nos Bancários. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, esteve presente no evento e, como farmacêutico, profissional da área de saúde, também se vacinou. “Estamos fazendo esse chamamento durante todo o dia de hoje para que os grupos considerados prioritários tenham a oportunidade de se vacinarem e prevenirem contra a gripe. Então, podem vir à Praça da Paz ou a uma unidade de saúde da família perto de suas casas”, afirmou o prefeito.

Mais de 1,1 mil profissionais estão trabalhando na ação durante todo o dia de hoje. As doses protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

“É uma mobilização nacional, na qual estamos inseridos e por isso todos os nossos postos estão abertos, além dos pontos extras de vacinação. A campanha ainda segue, mas aquelas pessoas que não têm tempo de irem a um posto durante a semana, podem aproveitar o dia de hoje. Pois é através da vacina que nos protegemos das doenças e dos agravos”, disse Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

A funcionária pública Priscila Batista levou o filho de dois anos para tomar a vacina na Praça da Paz, neste sábado. Para ela, é fundamental manter o cartão de vacinação do filho atualizado. “Acho que a vacina é importante para a saúde do meu filho”, comentou. O aposentado Valdemar Soares também foi até o espaço montado pela prefeitura com a esposa para se manter imunizado. “Todos os anos procuro um ponto de vacinação para me proteger contra a gripe”, disse.

Assim como eles, a farmacêutica Andresa Mendes aproveitou a oportunidade para receber a vacina. “Eu acho que a saúde começa com a prevenção. Então, eu adorei a ideia de trazer a campanha para um local de grande movimento, proporcionando um acesso mais fácil para as pessoas”, disse.

A campanha teve início no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, com a meta de imunizar aproximadamente 176 mil pessoas na Capital, o que corresponde a 90% da população considerada grupo prioritário.

Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. São considerados grupos prioritários idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional.

Ao longo da campanha serão disponibilizadas 196 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve, no momento da imunização, comprovar que estar inserido em um dos grupos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90