27/04/2018 às 10h13min - Atualizada em 27/04/2018 às 10h13min

Fim de uma era: Aos prantos, Iniesta oficializa adeus ao Barcelona após 22 anos no clube

Globo Esporte
Foto: Reprodução


Símbolo de uma era vencedora e história para o Barcelona, Iniesta encerrará seu casamento com o clube ao fim da atual temporada. Como já especulado pela imprensa espanhola nos últimos meses, o meia oficializou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que deixará a equipe catalã logo após o fim do Campeonato Espanhol. Muito emocionado, com lágrimas nos olhos, o espanhol fez um pronunciamento confirmando a decisão de deixar o Camp Nou.

- Essa coletiva é para tornar pública a decisão de que esta temporada é a última aqui. Foi uma decisão muito meditada, muito pensada a nível interno, comigo mesmo, a nível familiar - afirmou Iniesta, observado por familiares, dirigentes e por membros do elenco.

O meia afirmou que decidiu ir embora do clube - meses depois de assinar um contrato vitalício - por entender que não poderia "dar o melhor" de seu futebol nos próximos anos, tanto fisica quanto mentalmente. Afirmando que trata-se de um dia "muito difícil", Iniesta afirmou que gostaria de se aposentar no clube catalão, mas que gostaria de viver as mazelas do fim de carreira onde foi tão vitorioso.

- É muito complicado. Mas entendo que pela lei da vida, o que vem adiante será cada vez mais complicado e mais difícil. Portanto, não me permitiria viver uma situação incômoda no clube que me deu tudo. Acho que não mereço, e o clube tampouco.

Antes de conversar com os jornalistas, Iniesta treinou normalmente ao lado dos companheiros, se preparando para o confronto contra o Deportivo La Coruña, no domingo, que pode garantir o 32º e último troféu com a camisa blaugrana: o seu nono Campeonato Espanhol.

Iniesta tornou-se profissional do Barça em 2002 e, de lá para cá, nunca defendeu outro clube. São 649 e 57 gols marcados desde então - e nada menos que 31 troféus conquistados: quatro da Liga dos Campeões, três do Mundial de Clubes, oito do Campeonato Espanhol, seis da Copa do Rei, três da Supercopa da Europa e sete da Supercopa da Espanha. Neste domingo, Iniesta pode garantir o 32º e último título com a camisa blaugrana: o seu nono Campeonato Espanhol.

A despedida, desta forma, dá fim a uma relação iniciada ainda nas categorias de base. Iniesta tornou-se profissional do Barça em 2002 e, de lá para cá, nunca defendeu outro clube. São 649 e 57 gols marcados desde então - e nada menos que 31 troféus conquistados: quatro da Liga dos Campeões, três do Mundial de Clubes, oito do Campeonato Espanhol, seis da Copa do Rei, três da Supercopa da Europa e sete da Supercopa da Espanha. Neste domingo, Iniesta pode garantir o 32º e último título com a camisa blaugrana: o seu nono Campeonato Espanhol.

Confira o pronunciamento de Iniesta na íntegra:

Essa coletiva é para tornar pública a decisão de que esta temporada é a última aqui. Foi uma decisão muito meditada, muito pensada a nível interno, comigo mesmo, a nível familiar. Entendo que depois de 22 anos aqui sei o que significa ser jogador deste time. Para mim, o melhor time do mundo.

Sei o que significa a exigência de jogar aqui, em todos os sentidos. Sei o que significa a responsabilidade de ser capitão deste clube. Portanto, sendo honesto comigo mesmo e com o clube que me deu tudo, entendo que minha etapa acaba neste ano. Pelo simples fato de entender que este clube, que me acolheu com 12 anos, merece o melhor de mim, como foi até agora. E entendo que no futuro mais próximo eu não poderia dar o melhor de mim em todos os sentidos. Tanto a nível físico como mental.

Imaginava acabar minha carreira aqui, me sentindo útil, importante, titular, com as sensações positivas que tive durante todos esses anos. É um dia muito difícil para mim, pois levo minha vida toda aqui. É muito complicado. Mas entendo que pela lei da vida, o que vem adiante será cada vez mais complicado e mais difícil. Portanto, não me permitiria viver uma situação incômoda no clube que me deu tudo. Acho que não mereço, e o clube tampouco.

Queria tornar a decisão pública. E antes de acabar, que haja os atos de homenagem e o que tiver de ser. E antes de acabar gostaria de agradecer ao clube, a La Masia, porque o que sou como jogador e pessoa em grande parte foi por eles. A meus companheiros e todas as pessoas... (Interrompe) Complicado. A todos os que estão no dia a dia, nestes anos, em todas as temporadas. Também a todos os torcedores que mostraram seu carinho no campo de futebol.

A meus pais, minha irmã. Há 22 anos, viemos em um carro, e hoje estão aqui comigo. E 22 anos depois, estou aqui com a pessoa mais maravilhosa que encontrei na minha vida e que me faz feliz a cada dia, a minha esposa, que me deu estes três tesouros que temos. E para acabar, à torcida, a todos os culés, que me viram crescer, que me viram dar todos os passos que dei e me acompanhou nas boas e más. Esse carinho vou sempre levar no meu coração e nada mais.

Muito obrigado a todos, pois entendo que um pouco de cada um me faz melhor esportivamente e pessoalmente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90