30/01/2017 às 21h56min - Atualizada em 30/01/2017 às 21h56min

Acompanhado de políticos paraibanos, Temer aciona bombas de águas da Transposição e marca inauguração do Eixo Leste para março

Blog Hélder Moura
O presidente Temer prometeu inaugurar em março o Eixo Leste da Transposição, que traz as águas do São Francisco até Monteiro, e desemboca no Rio Paraíba, que abastece a Barragem de Boqueirão. Pelo menos foi o que assegurou à bancada federal da Paraíba, esta segunda (dia 30), durante inauguração da 3ª estação de bombeamento das águas, a chamada EBV-3, em Floresta (PE).

A estação vai permitir que a água do canal avance por mais 60,9 quilômetros em direção à Paraíba. “O Eixo Leste inauguramos em março, e o Eixo Norte, ainda neste ano, nós vamos inaugurá-lo. Fora tantas obras complementares que visam a trazer água para a região do Nordeste”, afirmou o presidente. Já o ministro Hélder Barbalho (Integração) informou que as águas chegam ainda este mês no Rio Paraíba.

A estação de bombeamento inaugurada pelo presidente teve investimentos de R$ 87 milhões, conforme relato o ministro. A EBV-3 receberá a água vinda do reservatório Mandantes e elevará a uma altura de 63,5 metros. Depois, as águas seguirão pelos canais até chegar à quarta estação elevatória (EBV-4), em Custódia (PE).

Transposição – Projeto São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão atendidos 390 municípios pelos dois eixos: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. O empreendimento está orçado em R$ 9,6 bilhões, valor que resulta de atualizações previstas em contratos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90