23/04/2018 às 08h10min - Atualizada em 23/04/2018 às 08h10min

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Agência Brasil
RODRIGO NUNES/MS
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (23/4) e segue até 1º de junho. Fazem parte do grupo prioritário idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Nesse caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina.

O Distrito Federal terá 114 salas de vacina de unidades básicas de saúde (UBS) em funcionamento durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2018, que começa nesta segunda-feira (23) e se estenderá até 1º de junho – o Dia de Mobilização Nacional (Dia D) está previsto para 12 de maio.

As salas de vacina estarão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, nas UBS que têm até três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). As unidades maiores, com quatro ou mais, atenderão das 7h às 19h.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. Conforme a pasta, 60 milhões de doses foram adquiridas e serão entregues aos estados em etapas. Em nota, o órgão informou que “assegurará a vacina para 100% do público-alvo da campanha”.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Prevenção

De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o objetivo é vacinar neste ano 706.988 pessoas no DF, com a meta de cobertura de 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. Como o vírus da Influenza H1N1 já está circulando na região, Fonseca reforçou a necessidade de a população se integrar à campanha.

 
“O principal mecanismo de prevenção é a vacina. As pessoas podem procurar ao longo da semana, não precisa ser apenas no dia 12 de maio. Até o dia 1º de junho estamos bem abastecidos e as vacinas serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde”, explica Fonseca.

O Ministério da Saúde distribuirá um total de 750 mil doses da vacina para a Secretaria de Saúde, sendo que 400 mil já foram recebidas e destinadas às salas de vacinação. No Dia D, a pasta espera atender aproximadamente 200 mil pessoas no Distrito Federal.

“Estamos abastecidos das vacinas de gripe e de todas as outras do calendário vacinal estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização. Durante este período, todas elas continuarão sendo oferecidas, não somente as contra a Influenza H1N1/H3N2. Já no Dia D, vacinaremos somente contra a gripe”, informa o secretário.


A dose da vacina previne contra H1N1 e H3N2, subtipos do vírus Influenza A, e a Influenza B.

Neste ano, o DF registrou, para Influenza A H3N2, seis casos e nenhum óbito; e sete quadros de H1N1, com o óbito de um homem de 54 anos, portador de doença hematológica não especificada, que não se vacinou. “Isso só nos demostra que realmente precisamos conscientizar a população para obtermos a cobertura de pelo menos 90% em todos os grupos”, pontuou Humberto Fonseca.

Na avaliação da diretora de Vigilância Epidemiológica da pasta, Maria Beatriz Ruy, apesar de a vacina ser a melhor forma de prevenção para os grupos prioritários, isso não exime a população de fazer outras ações de promoção à saúde.

“Lavagem das mãos, proteger o rosto se for tossir ou espirar, utilizar lenços – principalmente de papel –, ter uma alimentação saudável e manter os ambientes ventilados e arejados para o vírus não permanecer no ambiente. Essas ações também ajudam a combater o vírus e prevenir que as pessoas fiquem doentes”, assinalou Beatriz.

Os grupos prioritários para a vacinação são:

Trabalhadores de saúde

Povos indígenas

Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes em qualquer idade gestacional

Puérperas (até 45 dias pós-parto)

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

Pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico

População privada de liberdade

Funcionários do sistema prisional

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas

Professores das redes pública e privada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90