04/04/2018 às 13h56min - Atualizada em 04/04/2018 às 13h56min

Mesmo preso, Leto Viana emplaca aliado como prefeito interino de Cabedelo

Foto: Ilustrativa
O vereador Vitor Hugo (PRP) foi eleito na tarde desta quarta-feira (04) pelos vereadores de Cabedelo como o mais novo presidente da Câmara do município.

Com isso, o parlamentar se torna automaticamente o prefeito da cidade, uma vez que o prefeito eleito, Leto Viana (PRP), continua preso e o vice-prefeito, Flávio de Oliveira, foi afastado do cargo.

"Defendo a coalizão entre todos, inclusive com a oposição. Vamos receber as receber lideranças políticas, ver os anseios do povo e definir os rumos, mas sem a Câmara não vamos andar. Queremos união, andar juntos. Hoje o clima é de tristeza e, não adianta termos oposição e situação", declarou Vitor. 

O antigo presidente da Casa, Lúcio José do Nascimento Araújo (PRP), também foi preso, assim como Jacqueline Monteiro Franca (PRP), esposa de Leto e vice-presidente da Câmara.

Professora Geusa (PRP) foi eleita como a nova presidente da Câmara de Vereadores. Na votação, José Eudes (PTB), Fabiana Régis (PDT) e Graça Rezende (MDB) se recusaram a votar. 

"Agora é avaliar. Ainda estamos atordoados, tristes e envergonhados porque não queríamos a nossa cidade nessa situação, um fato desses nos preocupa. Agora é ter tranquilidade, nos unirmos e ver o melhor norte que vamos dar e ouvir os anseios das ruas e trazer para dentro da Casa", disse Geusa.

A reunião realizada pela manhã, e presidida por Eudes, uma vez que foi o mais votado da legislatura, foi tumultuada e as decisões ficaram para o período da tarde.

Confira a lista dos vereadores presos e afastados

Lúcio José do Nascimento Araújo (PRP) - presidente da Câmara

Jacqueline Monteiro Franca (PRP), esposa de Leto - vice-presidente da Câmara

Tércio de Figueiredo Dornelas Filho (PSL)

Rosildo Pereira de Araújo Júnior, "Júnior Datele" (PEN)

Antônio Bezerra do Vale Filho, "Antônio do Vale" (PRP)

Confira a lista dos vereadores somente afastados

Josué Góes (PSDB)

Belmiro Mamede (PRP)

Rogério Santiago (PRP)

Rosivaldo Galan (PRP)

Moacir Dantas (PP)

No total, os 10 vereadores afastados pertencem a três coligações diferentes. As substituições obedeceram a proporcionalidade de votos obtidos em cada uma das coligações: Pra Frente Cabedelo I, Pra Frente Cabedelo II e Unidos Por Um Só Objetivo.

Confira a lista dos vereadores que tomaram posse

Benone Bernardo Silva

Josimar de Lima Silva

Valdi Silva Moreira

Herlon Cabral de Medeiros

Divino Francisco Felizardo

Maria do Socorro Gomes

José Francisco Pereira

Janderson Bizerril de Brito

Jonas Pequeno dos Santos

Maria das Graças Carlos Rezende

Operação Xeque-Mate

A operação Xeque-Mate aconteceu em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e teve como objetivo desarticular um esquema de corrupção na administração pública no município de Cabedelo, localizado na região da Grande João Pessoa.

De acordo com o superintendente regional da PF na Paraíba, André Viana Andrade, foram apreendidos R$ 300 mil reais em dinheiro durante a ação, inclusive nas casas do prefeito Leto Viana e do presidente da Câmara de Cabedelo, Lúcio José do Nascimento Araújo.

Ao ex-vereador Lucas Santino foi oferecido a extinção da pena de alguns crimes. Ele informou à Polícia Federal que o prefeito de Cabedelo forçou uma CPI para atrapalhar o trabalho do ex-presidente da Câmara. Ele confessou à PF que cometeu os crimes apontados na CPI, mas alegou que outros foram cometidos por colegas.

A Polícia Federal cumpriu ainda 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal. Cinco vereadores, dos 15 eleitos, são alvo da operação. De acordo com o delegado Fabiano Emídio, "as pessoas estão sendo presas para que seja estancada sangria dos cofres públicos".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90