27/03/2018 às 07h51min - Atualizada em 27/03/2018 às 07h51min

Prefeito de João Pessoa se reúne com diretoras de creches

Redação com Secom
Foto: Reprodução
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu, na tarde desta segunda-feira (26), as diretoras das creches Delegada Maria Teresa, em Miramar, e Júlia Ramos, na Torre, premiadas pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pela qualidade da alimentação escolar oferecida nas unidades e que integram o livro ‘Jornada da educação alimentar e nutricional – melhores relatos da educação infantil’. Com o reconhecimento nacional e tornando-se referência na área da promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade entre as crianças, a Capital paraibana será sede, em junho, do 1º Encontro Nacional da Alimentação Escolar de 2018.

As creches Delegada Maria Teresa, em Miramar, e Júlia Ramos, na Torre, se destacaram entre mais de 800 unidades de ensino infantil de 24 estados brasileiros, em uma seleção realizada pelo FNDE dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e escolhidas para participar do livro lançado na semana passada em Recife. Elas foram selecionadas em meio a mais de 800 experiências relatadas por creches de todo o país e destacadas pela qualidade dos projetos que estão sendo desenvolvidos, envolvendo a criação de hortas pedagógicas.

 
“Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e dedicação que temos com a educação infantil. A cidade está aprendendo a cuidar das pessoas e isso se dá através de uma construção que nós ousamos fazer, começando da base desde 2013. Teremos uma nova geração de crianças com uma visão diferenciada sobre cidadania, sobre qualidade de vida e acredito que ainda vamos muito mais longe porque esta caminhada que estamos traçando é o nosso diferencial. Começamos uma revolução na educação infantil em 2013 e ser reconhecido pela qualidade dos alimentos que oferecemos é um presente para todos nós, pois a creche é muito além de um espaço de educação, é também de segurança alimentar, de trabalho social e de combate às desigualdades”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A diretora da Creche Delegada Maria Teresa, Rosilene Santana, explicou o trabalho realizado na creche e que lhe rendeu o reconhecimento do Ministério da Educação. “Nós envolvemos as famílias junto aos filhos e professores, para construirmos nossa horta pedagógica, deixando uma mensagem além da creche. Os pais construíram a horta com pneus cedidos pela Emlur, as mães pintaram os pneus e as crianças plantaram e depois fizeram a colheita. Além de compreenderem a importância da reciclagem de materiais e do consumo de frutas e verduras produzidas por nós mesmos, o conhecimento adquirido serviu para que os pais também construíssem hortas em suas próprias casas”, afirmou. A diretora da Creche Júlia Ramos, Did Gomes, afirmou que o trabalho foi semelhante, com o diferencial de ser uma horta suspensa feita em garrafas pet.
 
A secretária de Educação, Edilma Freire, que também participou do encontro, acompanhada das outras diretoras de creches que também chegaram à última etapa do processo da Jornada da Educação Alimentar e Nutricional 2017, afirmou que João Pessoa agora é referência para todo o país. “O nosso diferencial foi a organização do pensamento. Não só construímos hortas, mas articulamos este planejamento e fizemos a experiência ser multiplicada. Nosso trabalho foi reconhecido e agora o Ministério da Educação decidiu que irá realizar o 1º Encontro Nacional da Alimentação Escolar aqui em João Pessoa no próximo mês de junho”, afirmou a secretária.

Investimento – A PMJP investe, por ano com a alimentação escolar, aproximadamente R$ 15,6 milhões, sendo 60% de contrapartida com recursos próprios do município. São quase 93 mil refeições sendo oferecidas diariamente. Nas escolas regulares, os alunos fazem uma refeição na escola dependendo do turno, já quem estuda em unidades de Tempo Integral faz três refeições. Nas creches, cada criança faz cinco refeições por dia na unidade de ensino (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »