05/03/2018 às 09h04min - Atualizada em 05/03/2018 às 09h04min

Luciano Cartaxo, acertou ou errou ao renunciar à condição de pré-candidato a governador? – Por Rui Galdino

Polêmica Paraíba
Foto: Ilustrativa
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. O FICO do prefeito Luciano Cartaxo, dito e escrito em alto e bom som na última quinta-feira, 01 de março, pegou toda a classe política paraibana de surpresa, tanto das oposições, quanto do governo. Mas, Cartaxo, acertou ou errou com relação ao seu FICO? Será que Cartaxo, poderá “DESFICAR” ainda, como alguns sonham?

Não minha gente! O FICO de Cartaxo, diante das circunstâncias em que ele se encontrava, foi a coisa mais certa que Cartaxo fez, por isso, entendo ser irrevogável. Claro, que tal decisão não foi de supetão, pois, já vinha sendo analisada, pensada e repensada a alguns dias. Enquanto muita gente estava pensando que Cartaxo, era menino besta e que iria se submeter a todo tipo de vexame, humilhações e fervura para sair candidato a governador, eis, que Cartaxo, chuta o pau da barraca e deixa toda a oposição atônita e sem rumo.

Na verdade, Maranhão, Cássio, Romero e alguns outros gatos pingados, foram os grandes responsáveis e contribuidores para o FICO de Luciano Cartaxo, pois, com as suas posições políticas, inviabilizaram por completo as pretensões de Cartaxo, em ser o candidato das oposições ao governo do estado, mesmo sabendo todos eles, que o prefeito da capital, seria a melhor e mais viável opção para as oposições.

Sacanearam com Cartaxo, o tempo todo! Até parece que foi tudo de caso pensado, pois, não queriam o surgimento e a ascensão a nível estadual de uma nova liderança na Paraíba. O senador Maranhão, logo cedo, colocou água no chopp das pretensões de Cartaxo, e resolveu se lançar candidato a governador em faixa própria pelo MDB, desconsiderando um “tal” acordo das oposições. E isso, foi o 1º grande abalo nas pretensões de Cartaxo.

Pelo menos, a posição de Maranhão, com relação à Cartaxo, foi sempre aberta, clara e sem arrodeios. O de lascar mesmo, foi a posição dos tucanos ( Cássio e Romero ), pois, ora dizia uma coisa, ora dizia outra, desprezaram o prazo dado por Cartaxo ( 31/01), Cássio, esperando a posição de Romero, Romero, conversando com Maranhão e dizendo que o seu tempo era outro, etc, etc, etc, ou seja, COZINHARAM o prefeito Cartaxo, o tempo todo em fogo brando, depois em fogo alto, e quando a chapa esquentou mesmo, Cartaxo, PULOU FORA da panelada oposicionista.

Com isso, Luciano Cartaxo, ao decidir FICAR na prefeitura, acertou e acertou em cheio. Agora, Cartaxo, não tem pressa para definir nada e está livre para voar para onde bem entender. Foi vítima o tempo todo do “fogo amigo” das tais oposições, e agora é a “NOIVA” que será cortejada por todos, ou seja, por aqueles que lhe tiveram tão perto e fácil ( MDB, PSDB, etc ), o tempo todo e o desprezaram, bem como, pelo governo, que vinha também lhe “machucando”, sem a menor necessidade.

Então, pra onde irá Cartaxo, nestas eleições? Se aliar ao MDB de Maranhão, acho impossível. Ficar com o PSDB de Cássio e Romero, depois do cozimento recente, acho improvável. Se juntar com o governador Ricardo, acho possível, aliás, sempre defendi esta tese desde a eleição municipal de 2016, no entanto, é preciso uma costura e acordo político às claras, para evitar interpretações futuras duvidosas, como aconteceu no pós 2014 ( Já escrevi sobre isso).

Cartaxo, que deverá deixar o PSD em breve, também poderá optar por outro caminho, que será o assunto de um outro artigo em breve. Fiquei com pena de Mané Júnior, porém, ele já está ciente que Cartaxo, não teve culpa em decidir em ficar na prefeitura e com isso, deverá ajudá-lo para deputado federal. Agora, eu quero ver Cássio ou Romero, sair candidato a governador pelo PSDB, aliás, eles tem a obrigação moral de um dos dois sair candidato, ou era tudo fogo de palha? Quem será o candidato dos tucanos ao governo do estado?

A verdade é que Cartaxo, escapou em boa hora, da “arapuca política” que já estava pronta para lhe pegar, pois, se o MDB, PSDB e demais aliados quisessem mesmo Cartaxo, como candidato único das oposições, já teriam decido isso desde o ano passado. E outro fato que me chamou a atenção depois do FICO do prefeito e nos últimos 3 dias, foi que as lideranças dos partidos em tese aliados a Cartaxo, fizeram absolutamente NADA, no sentido de reverter com urgência o FICO de Cartaxo, ou seja, apenas lamentaram e nada mais. Muito estranho!

Por isso também, acho que Cartaxo, acertou em FICAR. Bom, a preço de hoje, repito, de hoje, a tendência é o PSDB se aproximar em definitivo do MDB e passar a apoiar a candidatura de José Maranhão, para o governo do estado. Por outro lado, Luciano Cartaxo e companhia, deverá se aproximar do governador Ricardo Coutinho, e passar a apoiar João Azevedo, para o governo do estado. Com isso, teríamos um grande confronto entre JOÃO X MARANHÃO, no entanto, Cartaxo, ainda poderá surpreender e resolver trilhar um novo caminho. Vamos aguardar… ADELANTE!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90