03/03/2018 às 10h46min - Atualizada em 03/03/2018 às 10h46min

Escola do Legislativo da CMJP apresenta novidades do projeto ‘Aprendiz de Vereador’

Redação com Secom
Foto: Reprodução
Na manhã desta sexta-feira (2), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma reunião para apresentar o novo cronograma com novidades do projeto ‘Aprendiz de Vereador’ para 2018, além de fazer uma avaliação das atividades do ano passado. Participaram do evento chefes de gabinetes, supervisores de estágio e assessores dos seguintes vereadores: Carlão (PSDC), Eduardo Carneiro (PRTB), Humberto Pontes (Avante), João Almeida (Solidariedade), Professor Gabriel (PSD), Tibério Limeira (PSB) e Thiago Lucena (PMN).
“Apresentamos o projeto para os agentes que ainda não participaram das atividades, anunciamos novidades e ainda discutimos uma pesquisa realizada com os universitários que participaram no ano passado. Pudemos saber o que acham das mudanças, pois os assessores são as pessoas que têm contato direto com os estudantes”, comentou o presidente da Escola, Paulo Eduardo de Sá Barreto.

Essa foi uma atividade de sensibilização sobre as novidades e ideias do projeto para, na próxima semana, lançar o edital diretamente para os gabinetes. Existe a expectativa de lançamento do edital para os universitários na segunda metade de março. No primeiro semestre serão programadas as atividades de duas turmas já com três semanas de duração cada, que deverão acontecer entre os meses de abril e junho.

Novidades apresentadas

Entre as novidades para este ano, está a ampliação do estágio visita de duas semanas para três, com duas reuniões de tutoria e atendimento individualizado para cada universitário. “O processo não ficará tão cansativo por diluir melhor a programação e não haver acúmulo de informação, porque haverá ampliação do tempo. Os universitários poderão acompanhar melhor as atividades da CMJP, como, por exemplo, eles poderão assistir reuniões das comissões permanentes da Casa”, disse Paulo Barreto.

Avaliações do ano passado

Em 2017, foram seis gabinetes e 27 alunos que participaram do projeto, em três períodos no decorrer do ano. De acordo com Paulo, foram criados requerimentos com melhorias direcionadas às localidades dos estudantes e projetos mais abrangentes.

Entre os projetos apresentados foram destaque a inclusão de João Pessoa no Programa Mercocidades, ou Mercado Comum das Cidades, que é uma rede que une um grupo de municípios dos países que participam do Mercado Comum do Sul (Mercosul); a criação do Plano Municipal para aquisição de medicamentos para doenças raras; e o projeto de conscientização para praia limpa.

 
“Os estudantes trazem seu conhecimento acadêmico para integrar com as experiencia legislativas dos vereadores para elaboração de matérias que beneficiem a cidade. Os novos desafios para esta edição do ‘Aprendiz de Vereador’ será forjar uma maior aproximação e ligação com os setores da Casa, além de reorganizar as dinâmicas entre eles” falou Paulo Eduardo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90