Selecionado para jogar na NBA pelo New Jersey Nets em 1984, Oscar Schmidt, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos e membro do Hall da Fama, nunca chegou a jogar na liga norte-americana. Por regras da época, quem atuasse na NBA não poderia jogar pela seleção brasileira, motivo pelo qual Oscar decidiu abrir mão de um de seus grandes sonhos.
Passaram 33 anos e chegou a hora de uma correção histórica. Em uma ação inédita da ESPN e Budweiser, o brasileiro jogará pela primeira vez na NBA, conforme uma fonte acaba de confidenciar ao blog. Será no dia 27 de janeiro de 2017, em Cleveland, quando o Cavs receberá o Brooklyn Nets. A partida será em Ohio, no ginásio do atual campeão da NBA.
Ainda não se sabe exatamente o formato da homenagem, mas a tendência é que Oscar seja apresentado junto com os times e que, antes da partida oficial, jogue por cerca de 5, 10 minutos com o Nets, que seria seu time há três décadas para que possa sentir o gostinho de uma partida de NBA. A Budweiser e a ESPN preparam um vídeo promocional bem emocionante para a próxima semana e pretende fazer inúmeras ações com o Mão Santa para potencializar a ação promocional.
Ontem mesmo Oscar publicou um vídeo em seu Facebook com a legenda: ''Voltando aos treinos para deixar a mira afiada e honrar o grande desafio que vem por aí. Muito Feliz por tudo isso!''.