27/11/2017 às 21h20min - Atualizada em 27/11/2017 às 21h20min

Prefeito de João Pessoa amplia programa que premia servidores da saúde

Secom/PMJP
O Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo anuncia, nesta segunda-feira (27), pagamento de aproximadamente R$ 6 milhões referente ao terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O evento acontece no Centro Cultural de Mangabeira, às 17h. Os valores serão destinados a cerca de 2.700 profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs), de Acordo com a Lei Municipal Nº 13.034 de 11 de junho de 2015 que regulamenta o incentivo financeiro do PMAQ-AB.

De acordo com a gerente de Atenção Básica, Naédina Gomes, o PMAQ-AB é um programa para incentivar os gestores e as equipes de Saúde da Família a ampliar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. "É uma forma de avaliar a Atenção Básica e valorizar os profissionais pelo seu trabalho a partir da premiação".

A resolutivade dos serviços de Atenção Básica diz respeito à capacidade de identificar riscos, necessidades e demandas de saúde da população, com a solução de problemas de saúde do usuário, ofertando desde a consulta inicial e demais procedimentos na AB até o encaminhamento qualificado ao atendimento especializado, quando necessário. Isto inclui o incremento de diferentes tecnoligias de cuidade individual e coletivo, por meio de habilidades clínicas das equipes de saúde.

 
A efetivação da Atenção Básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) tem forte relação com a capacidade desse serviço acolher seus usuários, responsabilizando-se pelo seu cuidado e solucionando seus problemas, ou seja, sendo resolutiva. "Tudo isso para que as equipes de Atenção Básica possam atingir seu potencial resolutivo, é necessário que gestores e trabalhadores analisem e intervenham, de acordo com a sua realidade", completou Naédina Gomes.

Gerentes de saúde - O programa Gerente Saúde que iniciou este ano, através do prefeito Luciano Cartaxo, tem contribuído para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas Unidades de Saúde da Família, sendo estes profissionais capacitados frequentemente, fortalecendo os diálogos entre os usuários, profissionais e Secretaria de Saúde, para que possa efetivar a melhoria da Atenção Básica.

Programa - No 3º ciclo do PMAQ-AB, que teve início em agosto de 2016, houve a recontratualização das Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e das Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), como também as novas adesões das Equipes da Atenção Básica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90