Uma recém-nascida foi encontrada abandonada em uma área de mata na manhã desta terça-feira (25), em um barranco na zona rural de Boa Esperança, município do Noroeste do Espírito Santo. A bebê estava sem roupas, coberta de terra e ainda com o cordão umbilical.
O local onde ela foi encontrada fica entre a comunidade de Bela Vista e o distrito de Santa Maria, em São Mateus.
De acordo com testemunhas, trabalhadores rurais ouviram o choro de uma criança e, ao chegarem ao local para iniciar o serviço, se depararam com a bebê. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada.
A técnica de enfermagem Maria Aparecida Gonçalves, conhecida como Chica, contou que precisou cortar o cordão umbilical no próprio local. “Até profissionais experientes ficaram impressionados com a cena”, disse.
A técnica informou ainda que a recém-nascida aparentava pesar cerca de 3 quilos e estava suja de terra, possivelmente exposta à chuva que caiu durante a madrugada. A bebê foi encaminhada ao Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. A expectativa é que ela seja transferida para o Hospital São José, em Colatina, referência no atendimento pediátrico.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado e que outras informações não serão divulgadas para não prejudicar as apurações.