18/11/2017 às 18h11min - Atualizada em 18/11/2017 às 18h11min

Cartaxo destaca trabalho dos conselheiros tutelares e garante cuidado com o futuro das crianças

Secom/JP
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prestigiou, na manhã deste sábado (18), data em que se comemora o Dia do Conselheiro Tutelar, o Curso de Capacitação Pestalozziano para conselheiros tutelares dos municípios da Paraíba, oferecida pela Associação Pestalozzi, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião, Luciano Cartaxo destacou o fortalecimento e expansão dos conselhos tutelares na Capital durante a sua gestão e a importância do cuidado com as crianças de João Pessoa.
 
"Os conselhos tutelares têm um papel importantíssimo dentro da nossa política de cuidar das crianças e dos adolescentes, para que eles tenham acesso a todos os seus direitos e serem protegidos de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso trabalho é feito de olho no futuro de João Pessoa e nada está mais vinculado a isso que as crianças. Por isso, fazemos um grande investimento na área da educação, com as creches, ampliando o número de vagas, abrindo oito vezes mais vagas em berçário, dando um novo padrão de qualidade às escolas, investindo na educação em Tempo Integral", destacou Luciano Cartaxo, que participou do evento ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa.
 
Ao assumir a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a cidade contava com cinco conselhos tutelares, mas o prefeito Luciano Cartaxo criou mais dois, nas regiões Cristo e Valentina, para ampliar o atendimento em todos os territórios do município. Também já foram realizadas melhorias na qualidade dos transportes, na estrutura física (elétrica, hidráulica e sanitária), com novas locações de casas para melhorar o funcionamento deles. Em cada conselho, atuam cinco conselhos tutelares, eleitos democraticamente pela comunidade, com a função de prestar atendimento e acompanhamento aos casos que envolvem crianças e adolescentes.
 
A professora e especialista em Educação Infantil, Maduca Lopes, que também foi conselheira tutelar por três mandatos na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, e integrante do grupo de trabalho do processo de escolha unificada dos Conselheiros Tutelares à convite da Secretaria de Desenvolvimento Social da Presidência da República, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelos conselhos tutelares de João Pessoa e disse que tira daqui grandes exemplos para serem apresentados e implantados nas demais cidades do país. 
 
"Muita coisa daqui de João Pessoa vou levar para apresentar em todo o Brasil. Durante cinco anos como consultora dos direitos da criança viajando por todo o país, nunca vi conselhos tutelares com tantos profissionais por sede. Na questão da estrutura de pessoal, os conselhos de João Pessoa saem na frente. Me chamou muita atenção a questão do administrador de cada sede, que é o responsável pelas questões administrativas para que o conselho funcione bem. Outra coisa é em relação as estruturas físicas. João Pessoa tem um comprometimento que todos os municípios deveriam ter porque está na lei que o poder executivo local é o responsável pelas questões administrativas que envolvem os conselhos. Fiquei realmente muito feliz com o que vi, porque a gente percebe o comprometimento do prefeito com esta causa", disse a professora durante palestra no evento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90