Na última sexta-feira (18), uma mulher beneficiária de programas sociais protagonizou um episódio de agressão contra servidores da Prefeitura de Atalaia, no interior de Alagoas. O caso ganhou repercussão nesta terça-feira (22), após a divulgação de um vídeo nas redes sociais que registrou o momento da confusão dentro de uma unidade de assistência social do município.
Nas imagens, a usuária aparece visivelmente exaltada, gritando com uma servidora, apontando o dedo em seu rosto e, logo em seguida, desferindo um tapa. Outros funcionários tentaram intervir, mas também foram empurrados e insultados. A situação gerou tumulto no local e foi necessária a intervenção da Guarda Municipal, que conduziu a mulher ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Atalaia, a mulher teve o benefício do Bolsa Família temporariamente bloqueado por falta de atualização do Cadastro Único. No entanto, o problema foi solucionado durante o atendimento. Apesar do desbloqueio, a beneficiária se recusou a esperar o calendário oficial de pagamentos, exigindo o recebimento imediato do valor, o que contraria as regras estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Ao ser informada de que o saque só pode ser realizado nas datas previstas e por meio de agências bancárias, a mulher perdeu o controle e iniciou as agressões físicas e verbais.
Após ser levada à delegacia, ela prestou esclarecimentos e foi liberada.
A Prefeitura de Atalaia repudiou o ato de violência e ressaltou que os servidores agiram dentro dos protocolos técnicos e com abordagem humanizada, sem qualquer atitude agressiva. A gestão municipal também reforçou que agressões contra funcionários públicos são inaceitáveis e comprometem a segurança e o bom funcionamento dos serviços prestados à população.