Conta de luz segue sem taxa extra em março com manutenção da bandeira verde

Por
2 Min

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde para março, garantindo que não haverá cobrança adicional nas contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A decisão foi tomada devido às condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, impulsionadas pelo período chuvoso. Com isso, a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado, é reduzida.

Apesar do cenário positivo, a Aneel reforçou a importância do consumo consciente de energia. "A recomendação é evitar desperdícios para preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do setor elétrico", destacou o órgão regulador.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo real da geração de energia. A bandeira verde indica condições favoráveis e ausência de cobranças extras. Já a bandeira amarela e as vermelhas (patamares 1 e 2) aplicam taxas adicionais conforme a necessidade de geração térmica, podendo chegar a R$ 78,77 por megawatt-hora (MWh).

Além disso, em 2021 foi instituída a bandeira de escassez hídrica para cobrir custos durante períodos críticos, com taxa extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, vigorando até abril daquele ano.

  • Ir para GoogleNews
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://primeirasnoticias.com.br/.