05/11/2017 às 00h53min - Atualizada em 05/11/2017 às 00h53min

Conselho da Transparência da Paraíba se reúne com CGU e ESPEP visando parceria de cursos de capacitação para servidores

Cursos de capacitação sobre "Gestão e prática de ouvidoria", "Mediação e resolução de conflitos" e "Lei de Acesso à Informação" para servidores estaduais e municipais paraibanos foi um dos assuntos tratados em reunião na última semana, na sede da CGU, entre membros do Conselho da Transparência Pública e Combate à Corrupção da Paraíba (CTPCC), Controladoria Geral da União (CGU) e Escola dos Servidores Estaduais da Paraíba.
"Esse é um passo importante do Conselho da Transparência no sentido de capacitar os servidores estaduais com temas sobre transparência, agilidade em resolver pequenos conflitos na administração pública estadual e combate à corrupção", disse Waldir Porfírio, presidente do conselho.
Para Tânia Brito, ouvidora geral do governo da Paraíba, a reunião de hoje representou uma marca para avançarmos no debate sobre o papel das ouvidorias, "especialmente quando tratamos de criar as condições para o oferecimento de cursos de capacitação de gestão e prática de ouvidoria. Isso auxiliará os servidores para atender às reclamações dos serviços no governo estadual, podendo se estender aos municípios, dependendo do estudos que o conselho irá fazer junto à CGU e CGE".

O secretário Gilmar Martins, da Controladoria Geral do Estado, defendeu que o curso de capacitação sobre "mediação e resolução de conflitos, com foco nas ouvidorias da administração estadual, ajudará muito no andamento dos processos administrativos de interesse das cidadãs e cidadãos paraibanos".

Segundo Gabriel Aragão, surgiram muitas ideias para construirmos uma política pública de transparência na Paraíba, utilizando a ESPEP como instrumento de repasse do conhecimento sobre transparência pública e fortalecimento das ouvidorias públicas estaduais, "podendo, como ficou acertado, se estender até os municípios paraibanos, dependendo dos estudos que o Conselho Estadual da Transparência da Paraíba irá fazer junto à CGE".

A professora Luciane Alves Coutinho, superintendente da ESPEP, disse que saiu da reunião muito animada com o desfecho que será dado na reunião do Conselho Estadual da Transparência Pública da Paraíba, no próximo dia 1 de dezembro. "A ESPEP será a correia de transmissão e a base para oferecimento de cursos presencial e à distância, não só aos servidores públicos estaduais, mas também municipais, sobre lei de acesso à informação, capacitação de gestão e prática de ouvidorias, além de outras ideias que discutimos na reunião de hoje", comentou Luciane.

Também participaram da reunião Rodrigo Paiva, da Controladoria Geral da União, e Nilton Santos, da Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90