O governo de Joe Biden deportou mais brasileiros dos Estados Unidos do que o primeiro mandato de Donald Trump, segundo dados da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês).
De acordo com relatórios anuais, 7.168 brasileiros foram deportados entre os anos fiscais de 2021 e 2024 – nos EUA, o ano fiscal abrange o período de 1º de outubro a 30 de setembro –, durante a gestão de Biden.
Já no governo Trump, entre os anos fiscais de 2017 e 2020, foram registrados 6.776 brasileiros deportados.
Outro dado que chama a atenção é que o ano fiscal de 2024 registrou o maior número de deportações em uma década, com 271.484 pessoas expulsas do país. Este número só fica atrás de 2014, quando 368.644 deportações foram realizadas.
Segundo as autoridades dos EUA, deportações ocorrem por razões como a prática de crimes, a identificação de ameaças à segurança pública ou violações de visto, como permanecer no país além do prazo permitido.