05/04/2024 às 08h01min - Atualizada em 05/04/2024 às 08h01min

Padre preso por estupro de vulnerável é afastado das funções pela Arquidiocese do Rio, que abre investigação interna

O Globo
O padre Alexandre Paciolli foi afastado de sus funções pela Arquidiocese do Rio um dia após ser denunciado pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) por importunação sexual e estupro de vulnerável. Ele, que foi preso nesta quarta-feira em Fortaleza, no Ceará, também é alvo de uma investigação interna. Os crimes teriam sido cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023, respectivamente, na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. As investigações foram realizadas pela Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Nova Friburgo.
O padre Alexandre Paciolli

O padre Alexandre Paciolli


Veja a nota da Arquidiocese, divulgada nesta quinta-feira:

"A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, após tomar conhecimento das acusações atribuídas ao Pe. Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, agiu imediatamente afastando o sacerdote de todas as suas funções eclesiásticas e iniciou uma investigação interna para apurar os fatos alegados. Essa medida reflete o compromisso da Arquidiocese com a integridade e a justiça, seguindo os procedimentos legais estabelecidos pela legislação da Igreja para tais situações, colaborando também com as autoridades civis na apuração dos fatos".

Na denúncia do MPRJ, é destacado que o criminoso é um líder religioso pertencente à Igreja Católica. O padre é conhecido no Estado e já foi reitor da Igreja da PUC/RJ, responsável pela Igreja de São José, no bairro da Lagoa/RJ, e apresentador de programas de televisão na TV Canção Nova, em um programa dedicado às mulheres, denominado “mulheres de fé”. Alexandre Paciolli também foi o fundador da Comunidade Olhar Misericordioso e soma mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, junto com os da comunidade católica.

Segundo o MPRJ, a Arquidiocese do Rio já recebeu diferentes relatos de abusos sexuais cometidos pelo padre, havendo, também, outras investigações policiais em curso, em outras comarcas do Estado.

No que se refere ao caso ocorrido em Nova Friburgo, destacam que o padre usou da “ingenuidade e da fé da vítima”, com o pretexto de estar sentido fortes dores “passou a praticar atos libidinosos com a vítima, que, tendo o denunciado como seu sagrado protetor, não conseguiu oferecer resistência”.

A 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo expediu mandado de prisão preventiva contra o religioso, preso no início da tarde de hoje em Fortaleza, na casa do pai. O padre foi detido em ação conjunta da Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Nova Friburgo e a Delegacia de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Estado do Ceará.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90