02/10/2017 às 18h36min - Atualizada em 02/10/2017 às 18h36min

Trabalhadores da Assistência Social de Bayeux realizam ato em defesa do SUAS

Codecom Bayeux
Trabalhadores da Política de Assistência Social de Bayeux realizaram um ato em defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O ato aconteceu no último dia 28, na paróquia da igreja Católica do Bairro Jardim Aeroporto, para compor a manifestação nacional ocorrida na mesma data. 

Em virtude da última proposta orçamentária lançada para 2018, encaminhada à Câmara Federal, trabalhadores da Política de Assistência Social de todo o Brasil realizaram movimentos em defesa do SUAS. A proposta aponta para um corte de 11% no programa Bolsa Família, além de reduções expressivas de investimentos na Política de Assistência Social como um todo. 

A mobilização de Bayeux teve início a partir das 9h30 e contou com a participação da Profª Mª da UFPB e Membro do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba, Cristina Chaves, que ministrou a palestra intitulada: “Retrocessos na Política Pública de Assistência Social e os Desafios Organizativos em Defesa do SUAS”. Após a palestra uma roda de diálogo foi formada e os participantes puderam expressar suas opiniões. O ato terminou com um vídeo simbólico onde os trabalhadores levantaram uma faixa e cartazes, verbalizando juntos frases em defesa do SUAS.  
Enquanto secretária de assistência social de Bayeux e vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social- COEGEMAS da Paraíba, Ediclê Travassos expressou seu posicionamento perante a situação: “  O SUAS, representa um grande avanço para a sociedade brasileira. Esta proposta põe em risco a sobrevivência de milhares de cidadãos, sobretudo nesse cenário econômico, onde as pessoas estão em maior situação de vulnerabilidade, fazendo com que as necessidades de investimentos em assistência social se ampliem. Acredito que é necessário manifestarmos nossa opinião nesse momento tão delicado”, reforçou. 
 
O valor aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS foi de R$ 59 bilhões de investimentos na Política de Assistência Social, a proposta orçamentária para 2018 preconiza o repasse de apenas R$ 78 milhões. Vaneide Alves dos Santos, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS Jardim e membro do Conselho Municipal de Assistência Social, também falou sobre os cortes do orçamento:  “Essa redução irá incidir no aumento da fome, pobreza e da violência no município de Bayeux e em todos os municípios do Brasil”, opinou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90